domingo, 26 de janeiro de 2014

Penne com bacalhau confit




Deixar algumas receitas pré preparadas é um coringa no dia a dia de qualquer pessoa. Seja para nos auxiliar a ter uma dieta melhor nos momentos em que estamos atribulados com os afazeres de nossos trabalhos, seja para que recebamos uma visita em casa sem muita dor de cabeça e correria.

Para isso, quase sempre, tenho em minha geladeira alguns petiscos que suportam por um bom período seu armazenamento na geladeira sem se estragarem com facilidade tais como, sardela, beringelas na forma de caponata e em pasta, coalhada seca entre outras coisas. 

Mas para mim, um verdadeiro coringa é esse confit de bacalhau, ou para quem preferir, uma compota de bacalhau.

Confitar alimentos é cozinhá-los em óleo de forma que possam ser armazenados por semanas e até meses.

Dessa forma, posso utilizar o confit como ingrediente de uma massa, como acompanhamento de um couscous, como parte de uma salada e até como petisco, servido juntamente com um pão italiano.

Para prepará-lo iniciaremos com um processo de dessalga do bacalhau. Para essa receita, não é necessário comprar o bacalhau em grandes postas, você pode comprá-lo já em lascas.

Coloque cerca de 500 grs. de lascas de bacalhau em água, de um dia para o outro. No dia seguinte, troque a água do bacalhau e repita a operação, pelo menos mais umas três vezes durante o dia. Para ter certeza de que a quantidade de sal ainda não está exagerada, prove o bacalhau.

Com o bacalhau dessalgado corte 1 cebola roxa grande em fatias, 1 pimentão vermelho e 1 amarelo em fatias finas, 1 xícara de chá de azeitonas (misture azeitonas verdes e pretas), 2 tomates cortados em cubos pequenos. 

Aqueça uma panela e coloque meia xícara de chá de azeite de oliva. Junte as cebolas e deixe que murchem.

A seguir adicione o bacalhau e refogue-o com a cebola por alguns minutos. Acrescente os pimentões e os tomates e deixe que murchem bem. Para finalizar acrescente as azeitonas e deixe cozinhar por mais cinco minutos. Se quiser você ainda pode colocar alcaparras. 

Desligue o fogo e acrescente mais meia xícara de azeite.

Armazene a compota em vidros, previamente esterilizados, na geladeira por pelo menos um mês. A cada retirada de bacalhau do vidro verifique se ele está submerso no azeite. Essa camada de azeite impede o contato do alimento com o ar e portanto a proliferarão de bactérias.

Aí é só utilizar da forma que preferir. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário! Se não possuir nenhum dos perfis indicados na janela abaixo, clique em "anônimo" e deixe seu recado!