sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Espaguete com tinta de lula e camarões

14_01_05 024 by jcoarq
14_01_05 024, a photo by jcoarq on Flickr.

      Nutria uma expectativa do tamanho do mundo sobre massas com tinta de lula. Ao comprar um pacote acreditei piamente que seria uma experiência sem igual, mas minhas expectativas foram frustradas. Não que o prato em si tenha ficado ruim, longe disso. Bem longe! Mas não percebi na massa, diferença alguma em seu sabor. Tentei ao máximo adotar um molho não muito marcante e até provei por diversas vezes a massa pura, cozida, e nada de sentir o sabor esperado. Talvez seja a marca? Talvez o excesso de expectativas...

      Mas, como disse, o jantar estava longe de estar ruim e por isso mereceu uma postagem, até mesmo para dividir minha frustração com alguém. A receita é simples e não leva muitos ingredientes. Para duas pessoas, cozinhei metade do pacote de espaguete em água e sal no tempo recomendado na embalagem e para o molho os ingredientes foram:
20 camarões (10 camarões por pessoa)
2 colheres de sopa de manteiga;
um fio de azeite;
1 concha da água do cozimento do macarrão;
1/2 cebola cortada em cubinhos;
1 dente de alho também cortado em cubinhos;
1 colher de sopa de cream cheese;
queijo parmesão ralado;
sal e pimenta a gosto.

Para o preparo do prato, corte primeiramente a cebola e o alho. Em uma panela aquecida, derreta  a manteiga juntamente com um fio de azeite e doure levemente os camarões. Junte a eles a concha de água (reservada do cozimento da massa), o cream cheese e um pouco de queijo. Deixe que tudo se uniformize e desligue o fogo. Os camarões não podem cozinhar por muito tempo para que não reduzam de tamanho. Acerte o sal e a pimenta, junte a massa ao molho, misture bem e está pronto. 

Para a montagem do prato disponha a massa no centro e circunde a massa com os camarões. Regue um fio de azeite e salpique um pouco de pimenta moída na hora. Se ainda quiser pode colocar um pouco mais de queijo ralado por cima.

Outras fotos do prato  veja aqui.

ah! Já ia me esquecendo, a marca do espaguete era "La fabrica della pasta di Gragnano", um produto de origem Italiana (Napoli) que comprei na Casa Flora em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário! Se não possuir nenhum dos perfis indicados na janela abaixo, clique em "anônimo" e deixe seu recado!