quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Risoto de carambola com maminha da alcatra recheada

Risoto de carambola com maminha by jcoarq

Uma combinação atraente e aromática. Assim considero esse jantar. 

Ganhei essas carambolas, que mais pareciam um jiló em forma de fruta, dado seu amargor. Então fiquei em um dilema que me rendeu a tarde de pensamentos. Detesto ver as coisas se perderem na cesta de frutas e irem para o lixo. Então, decidi: o dia dessas carambolas era esse e não tinha nada que iria mudar isso.

Como eram poucas carambolas e não dava para sair uma geleia ou uma compota, pensei em arriscá-las num risoto. A sorte estava lançada, e não é que ficou ótimo! A junção de seu amargor com o sabor da carne foi quase perfeita. Digo quase, porque ainda tem muito chão, ou melhor fogão, pela frente dessa aprendiz de cozinheira.

Para o risoto, nada muito complicado. Fiz o caldo de legumes e reservei. Fritei uma cebola em uma colher de manteiga, acrescentei o arroz arbóreo e deixei que fritasse. Juntei meia taça de vinho branco seco e deixei evaporar.

Aos poucos fui juntando o caldo de legumes  até próximo do ponto certo do risoto estar pronto. 

Separadamente fritei, em manteiga, as carambolas fatiadas, sem sementes. Juntei as carambolas ao arroz, acrescentei mais uma colher de manteiga, uma concha de caldo e um bom bocado de queijo parmesão.

Risoto pronto, era só montar o prato. Antes de preparar o risoto, minha carne já estava em seus últimos minutos no forno. A dica é: deixe para fazer o risoto na hora de servir. Não o faça com antecedência para esquentá-lo ao servir, isso não dá certo. Esse prato deve ser feito e servido, sem demora. Certifique-se de que seus convidados já estejam a postos, antes de iniciar o feitio. Afinal risoto seco não dá!

Já a maminha... ulálá... é uma receita da minha querida Palmirinha e adoro.

A maminha é uma carne bovina que fica ao lado da alcatra e daí seu nome: maminha da alcatra. As maminhas normalmente pesam de 1,5 Kg a 2Kg, então se te venderem uma super maminha, desconfie. Você deve estar comprando maminha com pedaços de alcatra ou qualquer um de seus vizinhos mais próximos.

Compre a maminha e peça para o açougueiro perfurá-la, para facilitar sua vida. Mas se preferir, faça você mesmo, um furo longitudinal na carne.

Tempere a carne com o suco de uma laranja e três dentes de alho picados. Cubra e  deixe descansar na geladeira por cerca de duas horas.


Separadamente frite 1 e 1/2  xícara de bacon. Ao fim das duas horas, retire a maminha da geladeira e recheie a carne com o bacon e 250 grs de queijo prato. Costure ou coloque palitos na ponta para que o recheio não saia.


Unte uma assadeira com manteiga e passe manteiga por toda a carne. Se tiver uma camada de gordura na carne, certifique-se de que essa parte fique voltada para baixo, protegendo assim a carne e seus sucos.


Sobre a camada de manteiga, salpique sal grosso, veja bem, digo salpique e não forme uma crosta, como em outras receitas.


Cubra com papel alumínio  e leve ao forno por 45 minutos a 180 graus. O forno deverá estar preaquecido por uns 45 minutos, isso garantirá que a carne não perca seus sucos até que esteja assada.   Outra forma de garantir que a carne esteja suculenta é selá-la em frigideira.


 Retire o papel alumínio e deixe assar por mais uns 20 minutos ou até estar no ponto.


O tempo de cozimento da carne também depende do quão assada você prefere a carne. Carne pronta e risoto no ponto, monte o prato e enfeite com estrelinhas de carambola.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário! Se não possuir nenhum dos perfis indicados na janela abaixo, clique em "anônimo" e deixe seu recado!