sábado, 28 de janeiro de 2012

Arranjo de mesa

Arranjo de mesa 01 by jcoarq
Arranjo de mesa 01, a photo by jcoarq on Flickr.

Atendendo a pedidos vou falar um pouco sobre arranjos de mesa, já que, eventualmente, eles aparecem nas fotos que posto e me perguntam se sou eu quem os faço. Sim pessoal, sou eu que faço.

Na verdade, nunca tive a intenção de falar aqui, de coisas relacionadas a minha profissão, mas por insistência de vários amigos e também de meu marido, faço esse parênteses.

Sempre acreditei que a beleza faz toda a diferença na vida. Com esse propósito tento melhorar meu entorno, deixando-o mais bonito sempre que posso. Dou nome a isso de glamourizar o dia a dia.
Pode parecer bobeira ou coisa de quem não tem nada para fazer, mas aí é que se enganam. Eu trabalho, e muito, e justamente por isso, e por ver tanta coisa errada ao meu redor, seja na política, no meu trabalho, nas ruas, enfim, é que tento fazer da minha casa, do meu escritório e de todos os locais a minha volta (e que obviamente posso  alterar) um lugar bonito e agradável.

Uma das forma de fazer isso é logicamente apelando para a beleza natural de nossa vegetação e nesse aspecto prefiro as folhagens às florzinhas miúdas. Busco pontuar cada cantinho da casa com raminhos e pequenos buquês. E garanto, isso melhora e muito, meu dia a dia. Não precisa ter vasos lindos, a dica é utilizar o que você tem em casa para ficar ainda mais com a sua cara. Utilize garrafas coloridas ou jarras de sua avó pois daí podem sair coisas lindas.

Num café da manhã simples, num dia sem nada de especial, está lá um pequeno arranjinho de folhas de renda portuguesa. Sem falar, é claro, daquele maço de espadas de São Jorge que não pode faltar na minha sala. Nada de superstição, apenas o gosto pelo verde.

As dicas são as seguintes:

- para as mesas de jantar prefiro arranjos baixos para não atrapalhar a conversa. Eles podem estar sozinhos ou fazendo composições diversas dependendo do tamanho do arranjo;

- se optar por apenas um arranjo central, verifique o formato e a dimensão da mesa, para não criar arranjos desproporcionais. Mesas grandes, normalmente, pedem arranjos grandes, mesas pequenas pedem arranjos pequenos;

- em mesas retangulares gosto de um único arranjo que acompanhe o formato logitudinal da mesa, ou aposto no velho artifício da repetição para obter um ritmo e criar mais de um ponto de interesse na mesa;

- adoro usar velinhas, que podem ou não estar junto a um arranjo.  Tome cuidado para não estragar a toalha com o líquido que cairá derretido;

Lembrem-se que a mesa principal também pode servir de buffet e neste caso os convidados não se sentarão ao redor dela. Sendo esse o seu caso, você ainda pode criar um arranjo lateral único, valorizando e dando ênfase a apenas um dos lados da mesa. É importante que se crie um escalonamento, do tipo: vaso com arranjo alto, pilha de pratos a pelo menos um palmo a baixo da boca do vaso e mais abaixo a fileiras de talheres. Com esse escalonamento você garante uma maior harmonia na composição.

Espero que tenham gostado e se sentido animados a embelezar seu dia.


Um comentário:

  1. Muito boa esta postagem... Como diria o poetinha, "as feias que me desculpem, mas beleza é fundamental".... hehehe... Ou como diria aquele outro arquiteto: "Tudo pela estética". Hahaha!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário! Se não possuir nenhum dos perfis indicados na janela abaixo, clique em "anônimo" e deixe seu recado!