quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Cuscuz de sardinha

Cuscuz de atum by jcoarq
Cuscuz de sardinha, a photo by jcoarq on Flickr.


Na semana que passou, vi o programa do Olivier - Diário do Olivier - e fiquei com água na boca, quando o vi comendo e falando sobre os diverso tipos de Cuscuzes (se é que existe plural para isso). Então me lembrei do Cuscuz de minha mãe. 

Além do mais, ela o fazia, e ainda o faz, com uma agilidade que garante um almoço em poucos minutos. Podendo ser servido frio ou quente.

Em seu programa, Olivier fala do Cuscuz mineiro, que aliás parece maravilhoso, feito de um fubá finíssimo por uma senhorinha nos arredores de Mariana. Depois mostra a receita de Cuscuz de um famoso fotógrafo, que faz uma leitura do originário Cuscuz paulista. O programa termina na fazenda de Olivier elaborando um outro Cuscuz, que se não me engano era marroquino.

Eu aqui, com água na boca, resolvi fazer esse Cuscuz de sardinha, receita de minha mãe e que nem imagino qual sua verdadeira procedência (mais me parece paulista).

Em uma panela frite 1 cebola em 2 colheres de óleo. Acrescente 3 tomates picados, 1/2 lata de ervilha ou ervilhas frescas, 1/2 lata de milho, 1 lata grande de sardinha em óleo, 10 azeitonas picadas, 3 ovos cozidos, cheiro verde, sal e pimenta a gosto. Coloque ainda farinha de milho, o quanto baste para dar o ponto.

Feito o refogado, pegue uma forma de buraco  e coloque rodelas de tomates, azeitonas e ovos para que juntos formem um desenho bonito ao desenformar. Por cima coloque o refogado, pressionando-o bem. 

Em uma travessa, vire o Cuscuz e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário! Se não possuir nenhum dos perfis indicados na janela abaixo, clique em "anônimo" e deixe seu recado!