domingo, 13 de novembro de 2011

Pré Natal

Tender com molho de laranja by jcoarq
Tender com molho de laranja, a photo by jcoarq on Flickr.

Enganou-se quem achou que eu estaria grávida e estaria aqui contando sobre um exame que fiz. O que temos  é uma receitinha para aguçar nossa alma e nosso paladar para uma das mais gostosas festas de fim de ano: o Natal. 

Fiz este tender no meu almoço de domingo e com ele comecei a sentir o que chamo de "cheirinho de Natal". Alguém aí já está sentindo? Bem, eu já estou e amanhã mesmo quero começar a arrumar algumas coisas aqui em casa para definitivamente, entrarmos no clima.

É engraçado como o cheiro de cada estação marca momentos da vida da gente e no momento, sinto o cheiro de Natal. Acho que é o fato de sentirmos cheiro de frutas desta época do ano ou coisa parecida.

Me peguei lendo receitas de tender e vi que as receitas que tinha eram dos clássicos que normalmente encontramos em ceias de Natal: Tender a Califórnia, Tender ao vinho, Tender com geleias e por aí vai.

Mas aí resolvi fazer uma  mistura simples que deu certo. Coloquei em uma vasilha uma colher bem cheia de sopa de mel juntamente com uma colher de mostarda, misturei bem e reservei. Fiz os famosos losângos no tender e reguei-o com o suco de uma laranja. (Acho engraçado, porque todos os tenders que vejo, estão com os cortes em forma de losangos e uns cravos espetados nas suas intersecções ).

Resolvi repetir tais desenhos, acreditando que se não o fizesse estaria quebrando uma tradição natalina milenar. 

Feito o ritual, de esquartejamento do tender,
pincelei a mistura de mostarda e mel sobre o tender e levei ao forno (200 graus) por uma hora, sendo que os trinta primeiros minutos o tender estava coberto por um papel alumínio e nos trinta minutos restantes  deixei-o descoberto para que dourasse.

É legal retirar o tender do forno, de vez em quando e ir regando-o  (com o caldo que escorre do próprio tender) para não ressecar a carne.

Acho que o acompanhamento típico parra esse prato (tenho certeza que meus primos estão juntos comigo nessa) é um belo creme de milho, que afinal não pode faltar, pelo menos no meu Natal.

Espero ter iniciado aqui um delicioso esquenta para o Natal Arquitute!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário! Se não possuir nenhum dos perfis indicados na janela abaixo, clique em "anônimo" e deixe seu recado!