quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Qual o cardápio de sua ceia de Natal?

Nesta postagem gostaria da contribuição de todos para conseguirmos criar uma lista de pratos que não podem faltar em uma ceia. 

Peço, que cada um deixe seu comentário contando, quais pratos fazem com que seu Natal seja o máximo? Ou ainda, quais os pratos que para vocês não podem faltar em uma ceia.

Se quiser, coloque também  suas dicas de acompanhamento ou ainda sobremesas. Receitas tradicionais de sua família serão muito bem vindas.

Vamos lá pessoal, conto com vocês!

Várias pessoas me falam de problemas na hora de postar comentários, mas não tem segredo. Basta escrever o texto e selecionar, no box abaixo do texto, um perfil. Para quem não se enquadra em nenhum dos perfis sugeridos, selecione o perfil "Anônimo".

Beijos a todos e um bom pré Natal!

4 comentários:

  1. Olá Ana é com grande carinho que venho dividir com você e outras pessoas um pouco do meu Natal!
    Eu como Você amo esta época... Ah é Natal!...
    Bem a minha Ceia é bem simples... não tem nada sofisticado, porém com muito amor! sigo os costumes da minha querida mamãe! Preparo pratos que a Família aprecia! Como um pernil bem recheado,um peru bem macio e saboroso um salpicão colorido, farofa, vários molhos que dão sabor especial. Monto uma mesa de frios, frutas e sobremesas!
    Um beijo e aguardo sugestões !!
    Fernanda Moreira Araújo

    ResponderExcluir
  2. Pratos tradicionais de final de ano são ótimos... Nos empanturramos e ficamos felizes! Adoro pernil, tender, creme de milho... Minha mãe gosta de fazer bobó de camarão no ano novo (e sempre é a última a chegar à festa, pois se fizer muito cedo, a mandioca "azeda" ou "desanda", sei lá...), mas fica sempre ótimo.
    Bem, o legal é reunir-se com a família, conversar com quem não se vê a muito tempo e entrar no clima capitalista destes momentos (que de cristandade mesmo, não vejo nada...).

    ResponderExcluir
  3. Uma sobremesa que me recorda a essência do Natal era feita por minha avó materna, a “Bisa”, e toda a família ficava ansiosa esperando-a.
    Na verdade não era saboreada na ceia, mas no dia seguinte, no café da manhã do dia 25 de dezembro: era um bolo fofo de chocolate recheado e coberto (mas muuuuito recheado e escorrendo por toda a borda) com doce de leite talhado.
    Entre tantos aromas e sabores dos Natais da minha infância, lembro-me do cheiro da cozinha de minha avó, enquanto ela fervia, em uma grande leiteira, o doce de leite salpicado com limão para talhar.
    Começava ali uma grande fantasia, cercada de brincadeiras e presentes.
    Mesmo aqueles que por qualquer motivo não voltassem no dia seguinte, tratavam de “levar” seu pedaço para adoçar sua manhã de Natal.
    Não sei se pelo sabor ou, por pura nostalgia, continuo repetindo, até hoje, todo aquele ritual. Talhando o leite e apurando o doce para embeber muito mais que o bolo de chocolate, mas a nossa alma de todo aquele amor que nos envolvia nos Natais da casa da “Bisa”.

    ResponderExcluir
  4. Lulu, como vc, também gosto muito de Natal. É uma data que aparentemente as pessoas são melhores (não demonstram tanto o egoísmo e as mesquinharias intrínsecas do ser humano). Sempre passamos juntas todos os natais até nos casarmos o que fez com que em um ou outro ano não estivéssemos juntas.
    Minha memória de Natal é a dos nossos pais fazendo panetone a noite para presentear amigos alguns dias antes da festa e o bolo de natal da mamãe embalado no papel alumínio por 15 dias. No dia do natal lembro da gente ralando cenoura para o salpicão e para a farofa q eu adoro e é feita com ameixa e uva-passa. Essa não pode faltar assim como o creme de milho (que era incumbência da Nara), do Tender (que era da Wi) sem esquecer dos sorvetes de abacaxi e chocolate (que tinha + chocolate q sorvete) da vó Adelina.
    Esse ano passaremos juntas, mas a ceia não será essa... esse ano será tercerizada...
    Bjos
    Fefê

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário! Se não possuir nenhum dos perfis indicados na janela abaixo, clique em "anônimo" e deixe seu recado!