segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Suspiros de baunilha

Suspiros de baunilha by jcoarq
Suspiros de baunilha, a photo by jcoarq on Flickr.
Quando fui, pela primeira vez, fazer suspiros, me lembrei das tardes em que eu e minha irmã chegávamos na casa de minha avó Joana e nos deparávamos com formas e formas de lindos suspiros, feitos por ela e minha Bisa. Com estes suspiros e com muitos torrões de açúcar, que derretiam na boca, minha avó nos conquistava. Minha irmã também conquistou! Conquistou várias idas ao dentista, graças a estes torrões.
Mas, só pela doce recordação, já valeu a pena. Afinal para mim suspiros eram sinônimo de boas lembranças da infância.

Na pressa, não consegui achar o telefone de Dona Joana e portanto, liguei correndo para minha mãe, no intuito de ela me  passar a receita dos tais suspiros.

Para meu desespero, já que neste momento eu já tinha batido minhas claras em neve, e só queria ouvir aquelas dicas preciosas que toda cozinheira tem, minha mãe não estava em casa e portanto, nada de receita!!!

Enfim, busquei no Oráculo que, como já disse em outra postagem, é o pesado, mas valioso, livro da Dona Benta. E lá, apesar de erros na montagem do índice de ingredientes, achei uma receita básica de suspiros, que resolvi aprimorar. Para os que já procuraram e não acharam esta receita ela fica na página 788.

Obviamente, já sabia que suspiros eram feitos de claras e açúcar, podendo aventualmente aparecer uma raspa de limão, que eu, particularmente, adooooro.

Mas com uma fava de baunilha em mãos, resolvi inovar.

Já havia utilizado o interior da fava em um creme, para outra sobremesa. Então,  peguei a casca restante da fava e coloquei-a no liquidificador. Bati esta casca com aproximadamente 02 xícaras de chá de açúcar. Com este açúcar saborizado fiz meus suspiros da seguinte forma:
Bati 2 claras em neve até ficarem firmes. Acrescentei, uma a uma, 4 colheres deste açúcar saborizado e continuei batendo por mais alguns minutos.

Para assar basta forrar uma assadeira (ou tampa como diria minha sogra) com papel manteiga e ir desenhando os suspiros com a ajuda de saquinhos para confeiteiro ou um saquinho plástico comum com a pontinha cortada. Como na foto.
Leve ao forno pré aquecido, em temperatura mínima  e retire os suspiros quando eles estiverem secos.
O sabor da baunilha é nítido e marcante, além de substituir muito bem o limão quando queremos variar o sabor dos suspiros.
Beijos com muitas saudades para minha querida Vó, e que estes suspiros adocem a vida de muitas netos saudosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário! Se não possuir nenhum dos perfis indicados na janela abaixo, clique em "anônimo" e deixe seu recado!