terça-feira, 23 de agosto de 2011

Salada de folhas com queijos e croutons

Salada de folhas com queijos e croutons by jcoarq
Salada de folhas com queijos e croutons, a photo by jcoarq on Flickr.

Adoro fazer e comer saladas. Apesar do trabalho de lavar e relavar as folhas por diversas vezes. Gosto das bem simples, apenas com  alface e tomate, obviamente muito bem temperada, mas também das mais elaboradas. Houve um Natal, em que além das tradicionais folhas verdes, coloquei figos fritos no mel,  lascas de presunto de parma e queijo parmesão ralado em abundância. Foi um sucesso.
Não só os ingredientes, mas também o tempero, fazem toooooda a diferença para que uma simples salada torne-se um verdadeiro prato principal e justamente por este motivo resolvi postar esta salada.
Neste dia estávamos sem muita fome, mas com aquela vontadinha de alguma coisa para saborear. Então, juntei alface, rúcula, queijo gouda, parmesão ralado, tomates levemente derretidos e croutons, misturei a isso um bom molho feito com iogurte natural e foi um ótimo jantar.
Para os tomates derretidos, corto-os em rodelas, disponho-os lado a lado em um prato, tempero-os com azeite (não coloco sal ainda, para não soltar muita água) e levo ao microondas ou ao forno elétrico até que deêm uma leve desidratada. Retiro-os do forno, tempero com sal, pimenta do reino e folhas de manjericão. Deixo que esfrie um pouquinho e disponho sobre a salada.  Para variar podemos colocar parmesão para derreter junto. Fica ótimo.
Em breve postarei receita e foto de uma salada de repolho roxo super legal e diferente.
Confiram!!!

Ah! Esqueci de falar que meu marido sempre diz que salada com croutons faz toooda a diferença. Estes aí fiz com pão cheio de grãos, regado com um fio de azeite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário! Se não possuir nenhum dos perfis indicados na janela abaixo, clique em "anônimo" e deixe seu recado!