Massa ao sugo, a photo by jcoarq on Flickr.
O molho sugo é um molho, muito saboroso, feito a base de tomates. O que poderia ser simples, torna-se um pesadelo se observamos a quantidade de receitas que podemos encontrar e que, pasmem, tratam do mesmo molho.
A minha receita é baseada em pesquisas diversas, que fiz junto ao "Oráculo" - sempre me referencio ao livro da Dona Benta desta forma, e a dois livros que tenho sobre culinária italiana, além é lógico de algumas receitas encontradas na internet.
Apesar de não ser nada complicado, o molho sugo, tem um cozimento lento, já que é necessário que a água do tomate reduza para obtermos um molho que não seja ralo e que seja incorporado facilemnete pela massa.
Bem, vamos a receita: primeiramente, avervento uma água e coloco os tomates lavados, já sem o "umbigo" (se não me engano, a Palmirinha uma vez usou este termo para se referir a esta parte do tomate e achei engraçado e apropriado)- por alguns minutos até que a pele se solte. Ah! Antes de colocar os tomates na água quente, faço ainda uma cruz no lado oposto ao dito "umbigo", o que facilita, ainda mais, a retirada da pele.
Após retirar os tomates da água quente, com uma escumadeira, deixe-os esfriar e remova a pele restante.
Feito isso, bato os tomates no liquidificador e reservo.
Em uma panela funda, frito um pouco de cebola em azeite de oliva (já que a receita é italiana) e logo depois acrescento alho picado. Posteriormente, adiciono o suco do tomate batido e deixo ferver.
Acrescento a este molho - enquanto está ferevendo - folhas de louro, sal e pimenta do reino, moida na hora. caso sinta uma forte acidez acrescente um pouco de açúcar refinado.
Depois de pelo menos uma hora de fogo, ou quando você perceber que o molho já está mais encorpado, é só cozinhar a massa de sua preferência e espalhar o molho sobre ela.
Vale ainda, é claro, uma boa dose de queijo parmesão e folhas frescas de manjericão.
Este molho pode parecer bobo, já que não leva ingredientes sofisticados e portanto seu processo de cozimento, a completa retirada da pele dos tomates e qualidade dos frutos se tornam importantes aliados para seu sucesso.
Além de poder ser utilizado com massas também o utilizo para fazer brusquetas, pizzas de beringelas entre diversas outras coisas, podendo inclusive ser congelado.
Não coloquei aqui medidas porque tudo depende da finalidade a que se destina o molho, qual a massa escolhida etc.
Escolha sua massa e bom apetite!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário! Se não possuir nenhum dos perfis indicados na janela abaixo, clique em "anônimo" e deixe seu recado!