domingo, 10 de julho de 2011

Sorvete de creme com pêra caramelizada

Sorvete de creme com pera caramelizada by jcoarq
Esta pera marcou a compra do meu primeiro maçarico, ainda na forma de um chaveirinho (dica do meu mais novo consultor para assuntos culinários - Alaor), mas que quebrou um super galho nesta sobremesa rápida, feita para três queridos amigos.

Junto a um sorvete de creme, dispus uma pera fatiada e sobre ela polvilhei um pouco de açúcar demerara e outro pouco, de açúcar saborizado com baunilha. Passei o maçarico sobre as peras até ficarem douradas e aguardei uns minutinhos antes de servir, para a crosta ficar durinha. A dica é: quanto mais maduras estiverem as frutas, melhor esta sobremesa ficará. Em outro dia caramelizamos bananas e também ficaram ótimas.

Para o jantar fiz um peixe chamado Abrotea, que foi novidade para mim, mas que se mostrou muito saboroso. A receita foi parcialmente retirada de um livro chamado "Cozinha Italiana: uma versão saudável da culinária tradicional em mais de 80 receitas deliciosas". Digo parcialmente, porque na receita original o peixe era um robalo, e como não se acham robalos tão facilmente aqui em Uberaba, parti para outro peixe. Para acompanhar este "Abrotea al cartoccio com tomates e erva doce" fiz também um risoto de camarão.


Como já havia feito um risoto de funcho a uns dias atrás e tinha achado que o sabor do funcho não era muito perceptível, resolvi testá-lo mais uma vez, fazendo esse peixe. Novamente o sabor do funcho não teve destaque, apesar do peixe ter ficado gostoso. Eu na verdade, achava que o funcho teria um sabor marcante.

Bem, voltando ao maçarico, agora já adquiri um maçarico maior e em breve postarei outras receitas utilizando o apetrecho.

Acredito que em várias cidades, assim como a minha, a dificuldade de se encontrar um maçarico deve ser imensa portanto aqui vai outra dica. Passei um bom tempo ligando em lojas de produtos para protéticos e até achei um, mas pela bagatela de R$ 900,00. Então apelei, num primeiro momento, para o chaveiro, comprado em loja de produtos para pesca e custando apenas R$13,00. Já o maior, destinado à culinária, encontrei em São Paulo este fim de semana e em breve sairá um creme Brulè.

Até lá.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário! Se não possuir nenhum dos perfis indicados na janela abaixo, clique em "anônimo" e deixe seu recado!