domingo, 10 de julho de 2011

Torta de morango

Torta de morango by jcoarq
Torta de morango, a photo by jcoarq on Flickr.
Gosto de bem poucas sobremesas. Meu paladar pede mais alimentos salgados do que doces. Mas três doces fazem toda a diferença: pudim de leite condensado, ambrosia e torta de morango.
Percebam que são doces clássicos que todo mundo gosta.
Hoje falarei sobre a torta de morangos, mas não pensem quem o pudim e a abrosia não terão seu lugar nesse blog.
Apesar de parecer uma sobremesa complicada e trabalhosa a torta de morangos é bem simples.
Para a massa coloco 200 grs de farinha de trigopeneirada em uma tigela e junto à farinha acrescento 1 colher de café de fermento em pó. Misturo bem e adiciono100 grs de açúcar, 1 ovo e duas colheres de sopa de leite. Misturo tudo. sem sovar, até virar uma bola. Embalo esta bola de massa em plástico filme e levo a geladeira por meia hora.

Em uma forma redonda, com aro removível, untada apenas com manteiga, abro a massa com a ponta dos dedos tentando deixá-la bem fininha. Cubro inclusive as bordas. Antes de levá-la ao forno, faço furos com um garfo e levo ao forno (moderado) para assar.

Assim que a torta estiver assada retiro-a do forno, desenformo e deixo descansar.

Faço um creme com 4 gemas, 1 lata de leite condensado, 2 latas de leite de vaca e 2 colheres de sopa de maisena e coloquo sobre a massa já assada.

Fatio os morangos (o suficiente para cubrir a torta - 1 ou duas caixinhas dependendo do trepasse das lâminas de morango) e disponho-os sobre o creme.

Algumas pessoas fazem um cobertura traslúcida, a base de gelatina incolor para dispor sobre a torta, mas para esta torta de morangos prefiro uma cobertura que leva 2 xícaras de água fria, 1/2 caixinha de gelatina sabor morango, 2 colheres de maisena e 1/2 xícara de chá de açúcar. Primeiramente misturo os ingredientes secos em uma tigela e vou acrescentando a água fria aos poucos até dissolver tudo. Depois levo ao fogo e deixo cozinhar até engrossar.

Despejo esta cobertura sobre os morangos e finalizo com castanha de caju moída e hortelã para enfeitar.

Esta receita também pode ser adaptada para colocarmos outras frutas, como maça, kiwi e pêssego.

2 comentários:

  1. Nóóóóssssssa! Me deu a maior vontade. Acho que vou testar... pra tentar a vontade passar...
    Falando nisso testei o cookie e ficaram ótimos. Deu uma bacia enorme, mas acaboou no mesmo dia. Foi impossível comer um só, mesmo!!!

    ResponderExcluir
  2. Fiz! E foi o maior sucesso. Disseram que foi a melhor sobremesa que fiz. Graças à Don'Ana...

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário! Se não possuir nenhum dos perfis indicados na janela abaixo, clique em "anônimo" e deixe seu recado!