segunda-feira, 21 de maio de 2012

Filé de Tilápia

Filé de Tilápia by jcoarq
Filé de Tilápia, a photo by jcoarq on Flickr.

Voltei!!! E confesso que envergonhada. Afinal, muitos dias, até meses, passei sem escrever.

Que fique claro que apenas não escrevi, mas continuei cozinhando mesmo que em horas e quantidades reduzidas. Ossos do ofício...

Vários foram os sabores e aromas que percorreram minha vida nesses dias e ficaria difícil resumir em apenas algumas receitas ou linhas deste blog. Passei pelo meu aniversário, dia das mães e tantas outras ocasiões, e em cada uma, tentei tirar o que de mais gostoso encontrei.

Mas...muitas receitas foram esquecidas, afinal, várias delas saem da inspiração do dia e como só fui registrando com imagens (correção: meu marido foi registrando) não me lembrarei de detalhes de execução de todos os pratos.

Este aí por exemplo, não me lembro precisamente como fiz o arroz negro, só me lembro que no dia, resolvi para mim, que não queria comer arroz negro novamente. Hoje já estou repensando essa opinião, estou até pensando em tentar, pela milésima vez, gostar de coentro. Tenho que conseguir, afinal, que raio de bloqueira sou eu?! Como se come uma moqueca capixaba sem aquele rastro verde de coentro?! Tenho que colocar isso como meta para 2013, se o mundo não acabar, é claro! Aliás, as metas para 2013 são tantas que comer coentro, vai ser moleza.

O prato era o seguinte: Arroz negro, não sei com o quê, purê de abóbora, que amo de paixão e filé de tilápia. Vamos à receita do filé, já que essa eu me lembro bem, pois repeti ontem, para meu pai.

Primeiramente, passe os filés de tilápia no leite e depois em farinha de trigo e reserve. Em uma frigideira, bem quente, anti aderente, coloque uma colher de manteiga e um pouco de azeite. Coloque os filés na frigideira e sobre eles coloque sal e pimenta moídos na hora. Salpique um pouco de alecrim e aguarde até que os filés estejam dourados. Vá dando uma olhadinha, levantando devarzinho uma das bordas do filé.

Cuidado para não quebrar  o filé! 

Quando estiverem dourados, vire-os e tempere do outro lado também. Não há necessidade de repetir a quantidade de alecrim.

Observem que não tempero o peixe previamente com limão, para que ele não inicie seu processo de cozimento - desta forma ele ficará tenro e molhadinho por dentro. O peixe cozinha rapidamente, então vale a pena ficar de olho para não passar do ponto.

E como diriam Julie and Julia, Bon appétit!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário! Se não possuir nenhum dos perfis indicados na janela abaixo, clique em "anônimo" e deixe seu recado!