quarta-feira, 30 de maio de 2012

Bolo de fubá recheado

Eis aqui uma receita muuuuito fácil e deliciosa. Dedico esta postagem aos amigos Marcel e Larissa, que parecem gostar do bolo, e à Tia Virgínia que através de seu livro, publicado junto à APAE disseminou esta receita.

Apesar de parecer um bolo de fubá convencional, esse bolo é daqueles que ficam com uma camada  de creme no meio, conseguida sem mistério algum, já que tudo é apenas misturado e a camada de creme se forma naturalmente.

Para  o preparo precisamos de:

1 1/2 xícara de chá de fubá;

2 xícaras de chá de açúcar refinado;

2 xícaras de chá de leite;

1 1/2 colher de sopa de farinha de trigo;

3 ovos inteiros;

2 colheres de manteiga (em bolos sempre prefiro margarina, acho que a massa fica mais leve);

1 colher de chá de erva doce - opcional;

1/2 colher de sopa de pó royal;

1 pires de queijo ralado.

Com os ingredientes em mãos, coloque tudo numa vasilha (com exceção do pó royal) e misture - isso pode ser feito a mão com a juda de uma colher ou com uma batedeira, eu prefiro a batedeira, já que os ingredientes, principalmente a manteiga é melhor incorporada à massa. Esta massa ficará bem líquida. Por último, acrescente o fermento em pó, coloque a massa em forma untada e leve ao forno pré aquecido até que esteja com uma crosta bem douradinha - cerca de 30 a 40 minutos em forno elétrico a 200 °C.

Desenforme e sirva.

Você poderá fazer este bolo em forma  redonda de buraco ou retangular. Na forma de buraco obtemos uma maior camada de creme no meio. Para adquirir o livro, que tem ótimas receitas, clássicas de família, você poderá entrar em contato com a APAE de Uberaba pelo telefone 3331-7500 e solicitar o seu. Vamos todos ajudar!

3 comentários:

  1. Toda segunda-feira é um dia difícil, mas sempre somos surpreendidos com uma delícia (isso não é elogio, é fato) feita pelas maravilhosas mãos dessa nossa querida amiga.
    Só temos que agradece-la por esse carinho, assim como ao nosso querido amigo intermediador (rs).

    Agradecemos e recomendamos todos os "arquitutes".
    Abraços,

    Larissa e Marcel.

    ResponderExcluir
  2. Segunda é sempre difícil, mesmo... Sair de casa, andar 100 km, carregar um bolinho de fubá cremoso pr'aquela terra distante, pros amigos de lá.

    ResponderExcluir
  3. Uma ajuda aí para os amigos Fabinho e Elaine. Utilizo normalmente duas formas para assar esse bolo, uma redonda de buraco com 24 cm de diâmetro ou outra retangular de 23 x 35 cm. Se a forma for muito grande o bolo fica muito fino e não cria a camada de recheio. Boa sorte na próxima tentativa.
    Abraços
    Ana

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário! Se não possuir nenhum dos perfis indicados na janela abaixo, clique em "anônimo" e deixe seu recado!