sábado, 8 de outubro de 2011

Risoto de shitake com bisteca na mostarda de Dijon

Risoto de shitake com bisteca suína by jcoarq
Risoto de shitake com bisteca suína, a photo by jcoarq on Flickr.

Fiz esse risoto com shitake seco e portanto foi necessário hidratá-lo para utilizá-lo.

Coloquei aproximadamente 40 gramas de shitake seco em água e deixei por cerca de meia hora. A primeira água foi descartada, e uma segunda água (utilizada na hidratação)foi resevada para ser utilizada na confecção do risoto.

Bem, a receita de risoto é simples e básica, podendo ser repetida com diversos ingredientes. Mesmo assim vou explicá-la direitinho já que várias pessoas me pediram para que eu desse as receitas mais explicadinhas, e não só as comentasse como a princípio me propuz.

Coloque uma colher de manteiga em uma panela quente, juntamente com um fio de azeite. Junte a isso meia cebola pequena cortada em cubinhos pequenos. Ao murchar as cebolas, acrescente o shitake escorrido e deixe que ele dê uma fritada. Reserve-o.

Na mesma panela, (pois ela ainda estará com o sabor do shitake) junte mais meia cebola a outra colher de manteiga e deixe murchar.
Acrescente três xícaras de café de arroz arbório ou carnaroli(suficiente para duas pessoas com fome) e deixe dar uma fritada.

Ao arroz, junte meio copo americano de vinho branco seco e deixe que evapore. Comece, assim, a colocar conchas de caldo de galinha previamente dissolvidos em água (normalmente uma chaleira bem cheia são suficientes para essa quantidade de arroz), uma a uma até verificar que o arroz está al dente.

Veja bem, as conchas deverão ser colocadas uma a uma. A cada concha colocada mexa até que esta água evapore. E por aí vai, até que o arroz cozinhe. Algumas conchas podem conter a água da hidratação do cogumelo.

Ao perceber que o arroz está quase lá, acrescente os shitakes para que ele cozinhe um pouquinho. Não o coloque no início do processo porque ele vai derreter.

Para finalizar acrescente mais uma concha de água, pois o risoto deve ficar molhadinho e com uma liga entre os grãos, uma colher generosa de manteiga e muito queijo parmesão. Cuidado para o queijo não roubar o sabor do shitake.

Para deixar beeeeemmmm explicadinho deixo a seguinte ressalva: o arroz utilizado no risoto é diferente do arroz que normalmente utilizamos na culinária do dia a dia por conter um amido que ajuda a dar um caldo mais espesso ao prato, que dá aquela cara de arroz empapado. Para que esse amido se solte, não se pode lavar o arroz antes do cozimento.


Já para se fazer essa deliciosa bisteca espero que meu marido coloque nos comentários a receita, pois neste dia quem preparou a carne foi ele, numa panela super legal da Fun Kitchen que ganhamos de casamento dos nossos queridos Maura e Valério.
Obrigada ao casal e um beijão.


Um comentário:

  1. Esta bisteca não tem segredo. Ela foi temperada com sal e pimenta do reino moída na hora, além de generosas colheres de mostarda de dijon distribuídas sobre os bifes. Se pudesse "marinar" um pouquinho nesta mistura, é o ideal - no nosso caso, não houve tempo.
    Na sequência, colocar um pouquinho de azeite sobre a frigideira/grill bem quente e assar os bifes. Quando o caldo da carne começa a se acumular sobre a face superior (que não está em contato com a chapa quente), virar. Cuidado para não assar muito, pois pode ficar ressecada!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário! Se não possuir nenhum dos perfis indicados na janela abaixo, clique em "anônimo" e deixe seu recado!