quinta-feira, 23 de junho de 2011

Penne a carbonara

Penne a carbonara by jcoarq
Penne a carbonara, a photo by jcoarq on Flickr.
Penne a Carbonara

Para quem gosta de ovo, como eu, este é "O" macarrão.  A receita foi tirada de um livreto publicado em 2006, pela Folha, e que faz parte de uma coleção chamada "Cozinha país a país". O fascículo se chama "Itália".

O tal livreto fala das diferenças da cozinha italiana em cada região da Itália. Ensina também vários molhos típicos italianos, como o Pesto, o Amatriciana (que fiz ontem e leva gengibre - uma delícia!), o Bolonhês, o Vôngole, o Ragu e, é claro o delicioso Carbonara. Além disso, o livro, diferencia os tipos de massa e sugere entradas e sobremesas para quem quer fazer uma refeição completa, a moda italiana.

A cozinha italliana sempre me foi próxima, já que minhas origens remetem a esta bela terra. Mesmo assim, nunca tive grandes dicas de minhas avós e minha mãe no sentido de preservar uma tradição da comida italiana.

As sopas e macarronadas feitas pela minha avó materna são lembranças vivas para mim. Se fechar os olhos posso sentir o sabor de cada um desses pratos, mas nunca me foi passada nenhuma receita que me recorde ou já tenha feito.

Acredito, que mesmo que minha avó me dê, uma dessas receitas, eu jamais a executarei da mesma forma e nunca terei,  aqui na minha casa, o cheirinho característico de "Casa e comida de Vó".

Minha mãe, apesar de apreciadora de uma boa macarronada, também não me ensinou grandes e elaboradas, massas. Me recordo bem, de sua deliciosa lazanha, que poderá ser mostrada aqui, qualquer dia desses, e o seu tradicional macarrão com sardinhas.

Mesmo assim, minha mãe tem um costume que não aprecio, que é, o de preferir o macarrão muito cozido a um delicioso Al dente. Quem sabe falando aqui, ela reveja este  hábito?!

Enfim, a receita é o seguinte:

Depois de cozinhar o macarrão, frite 50 gramas de bacon cortado em tiras e bata 6 gemas.  Misture as gemas e  um bom bocado de queijo parmesão ralado, à massa escorrida, ainda quente. Depois  de misturar  bem, junte o bacon frito e sirva em seguida.

É muito fácil, rápido e delicioooso.

Aos amantes de ovos, experimentem que vocês irão adorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário! Se não possuir nenhum dos perfis indicados na janela abaixo, clique em "anônimo" e deixe seu recado!