domingo, 11 de novembro de 2012

Rigatoni com tomates cereja e sementes de erva-doce

Rigatoni com tomares cereja e sementes de erva-doce by jcoarq
Rigatoni com tomares cereja e sementes de erva-doce, a photo by jcoarq on Flickr.

Não sei mais por quantas vezes vou me desculpar por longas distâncias entre uma postagem e outra. A cada dia os afazeres aumentam e a tão sonhada hora de ir para cozinha se distancia de mim. No entanto, por várias vezes, neste tempo afastada, repeti receitas já postadas e fiz outras que não consegui tempo para postar. Uma pena, mas... vamos a uma receitinha recente, muitíssimo saborosa e surpreendente, já que normalmente harmonizamos tomates com folhas de manjericão e aqui os tomates são acompanhados de sementes de erva doce e garanto que fica muito gostoso.
É muito simples de preparar e portanto a qualidade dos ingredientes faz toda diferença. Lave e corte ao meio 1 caixinha de tomates cereja (de preferência os pequenos, mais redondinhos e adocicados). Para mim essa quantidade pode inclusive ser acrescida, mas para o gosto de meu marido, foi suficiente. Em uma assadeira coberta com um fio de azeite coloque os tomates cortados ao meio, uma colher de sopa de sementes de erva doce salpicada sobre os tomates, dois dentes de alho picados e sal moído na hora. Leve a assadeira ao forno pré aquecido, até que os tomates estejam bem amolecidos ou por aproximadamente 1hora. Enquanto isso, ferva a água do macarrão (normalmente não coloco nada nessa água, apenas ma folha de louro, mas como o macarrão não tem molho optei por colocar uma colher se sopa, rasa de sal, para meio Kg de macarrão, do tipo rigatoni).Com a água borbulhando acrescente o macarrão e deixe ferver o tempo sugerido na embalagem, ou até que a massa esteja al dente.

Escorra o macarrão e reserve uma concha da água do cozimento. Misture os tomates saídos do forno, acrescente queijo parmesão ralado na hora e guarneça com um fio de azeite. Caso ache necessário coloque a concha de água do cozimento.

Para serví-lo coloquei ainda, fatias de queijo brie sobre a massa e ficou uma maravilha. Esta receita é de um livro de culinária italiana que tenho e que acho uma maravilha, tanto no que se refere às fotos (que diga-se de passagem são maravilhosas) quanto no que se refere às receitas, propriamente ditas. Segue a referência aí em baixo para quem se interessar.

FILIPELLI, Marina. Cozinha Italiana: Uma versão saudável da culinária tradicional em mais de 80 receitas deliciosas!. São Paulo: Marco Zero. 2009. 160p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário! Se não possuir nenhum dos perfis indicados na janela abaixo, clique em "anônimo" e deixe seu recado!