quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Segredos de liquidificador

Acho muito engraçado o apego que as pessoas tem, não só com os bens materiais, mas também com os imateriais.

Desde que conheci minha sogra, e que fique claro, que me dou muito bem com minha sogra, percebi que algo pairava no ar quando alguém lhe pedia uma receita. Ela até dava diversas outras receitas semelhantes, mas a receita verdadeira custava a sair.

Então, comecei a perceber que não só ela, mas também várias pessoas do meu convívio, que gostavam de cozinhar, partilhavam da mesma idéia: a idéia de não fornecer receitas, ou sabiam de casos semelhantes, que confirmavam a minha impressão.

Aí foram diversas explicações sobre essa questão. Alguns me disseram que o fato de você passar uma receita, faz com que suas visitas não mais se surpreendam quando forem à sua casa, já que todos conhecem a fundo, todas as suas prendas.

Outros mais preciosistas alegam que quando se passa uma receita, a pessoa que for refazê-la irá alterá-la, acreditando que: "...ah, se eu colocar um pouquinho mais de açúcar naquele doce ele ficará melhor!", e desta forma, a receita original irá se perder com o tempo.

Não deixa de ter um fundo de verdade e acho até bonito isso, parece até que a cozinha é um local sagrado e que qualquer tentativa de aprimorá-la é em vão, afinal as melhores sobremesas já foram criadas.

Mas a melhor de todas as explicações veio de minha diarista. Segundo ela, todas as boas energias se vão com a receita, assim que ela é passada. Isso mesmo! Sabe aquela folhinha de papel que você pega para copiar aquela receita de sua avó? Pois é, aquilo, é o fio condutor de toda a energia da receita. Vânia ainda exemplificou, dizendo que, ha algum tempo atrás ela fazia bolos maravilhosos, confeitados e tudo mais, e que depois de ter passado suas receitas nunca mais conseguiu acertar a mão.

Crendisse popular ou não, o que para muitos é um simples ato de solidariedade, para com uma companheira ou companheiro de fogão, para outros, passar a receita é uma forma de se dispor de técnicas e saberes considerados riquíssimos e que nem sempre serão compartilhados.

E você? O que acha disso? Você, passa receitas?

7 comentários:

  1. Eu não passo receitas não... Na verdade, mal tenho executado receitas - as únicas que sigo (praticamente à risca) são da Pipoca Doce da Vó Carmita, do Mingau de Aveia de algumas manhãs e dos rótulos do Suco Maguary.

    ResponderExcluir
  2. Gente por sial esse mingau que meu marido faz é o máximo.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho muito egoita essa história de não passar receita. Se a gente sempre trocar receitas com outras pessoas sempre teremos novidades para as visitas....
    Bjos
    Fefê

    ResponderExcluir
  4. Eu como boa sobrinha da sogra, tenho a maior dificuldade em passar receitas...kkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Eu não passo receitas, simplesmente pq quase nunca vou pra cozinha... mas acho que se as pessoas anotam, as receitas originais não se perderão e as mudanças que cada um realiza, podem gerar novas e deliciosas receitas....

    ResponderExcluir
  6. É lógico que passo receitas, esta bobagem de quem nao passa é pura caretice.Morro de raiva e vejo tanta bobeira em não passar receitas que deixo até de comer com gosto quando vejo um ou uma babaca esconder receita, que caretice se ainda fosse uma fórmula de algum produto milionário. Convenhamos ganhar dimdim no fogão é bravo , sou toda elogios para quem faz isso e meus amigos quando eu abrir um restaurante xiquérrimooooooooooooo, ai sim pode até ser , porque eu estaria ganhando horrores de dinheiroooo, mas este papo de comadre comer um bolo ou um pudim e esconder receitas a convenhamos né?que atraso ,é o cúmulo do egocentrismo,isto é coisa medieveal estamos no ano 2000. Se não passar receitas, minha gente abre o google tem receitas, maravilhosas, eu ultimament só cozinho com receitas ótimas da internet, não precisamos mais da babaquice , de pedir por favor passe a receita, cruzes.

    ResponderExcluir
  7. Gente adorei os comentários, aguardo mais em breve.
    Beijos a todos
    Aninha

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário! Se não possuir nenhum dos perfis indicados na janela abaixo, clique em "anônimo" e deixe seu recado!