sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Palha italiana para Malu



Se tem alguém que acha tudo que a gente faz gostoso, esse alguém é minha sobrinha Malu. Amo essa menina, aliás, todos meus sobrinhos. Mas essa palha italiana fiz especialmente para ela.
Na verdade, sempre ouvi minha mãe falar desse doce mas não o conhecia com esse nome. Comi pela primeira vez na minha sogra e ela o chamava de Preto de Alma Branca.

Aí, resolvi procurar saber qual o nome verdadeiro do doce e percebi que, alguns livros, por sinal paulistas (não sei se isso tem alguma coisa a ver) dão o nome ao doce de palha italiana e outros livros mineiros, de Preto de Alma Branca.

Enfim, o que interessa é que a Malu adorou e que com qualquer nome, esse doce cai bem. Afinal ele leva os ingredientes básicos de um brigadeiro e dessa forma, não tem erro.

Os ingredientes são:
1 colher de sopa de manteiga ou margarina;
1 xícara de chocolate em pó;
1 lata de leite condensado;
3 colheres de sopa de mel;
200 grs de bolacha maisena.

Para o preparo, basta levar ao fogo todos os ingredientes exceto a bolacha e ir mexendo até virar um brigadeiro mais mole.

Separadamente, quebre as bolachas em quatro partes e reserve.

Ao fim do brigadeiro, jogue as bolacha quebradas, dê uma última mexida e desligue o fogo.

Despeje a mistura em um pirex untado e leve à geladeira para que fique firme.

Depois de frio, corte em pedaços iguais e passe-os em açúcar de confeiteiro para servir.

4 comentários:

  1. Um clássico da minha infância. O da minha mãe com sabor de chocolate mais acentuado, o da Tia Virgínia com reforço no mel. Adorava todos! Lembra domingo na casa da minha avó, tardes felizes na Fazenda Cortado, primos correndo pra todo lado... Desejo o mesmo para a Malu!

    ResponderExcluir
  2. Queridos, recordar e viver.... Amo este doce .... Amo vc Aninha....Amo vc Juliano......Parabens....bjssss

    ResponderExcluir
  3. queridos,amo vcs. Espero que a memória gustativa de vcs só guarde recordações dos pratos que acertamos... Àcho uma delícia cozinhar pra vcs,pq como apreciam tudo que faço ,vivem massageando meu ego...mil beijos.

    ResponderExcluir
  4. Lu...realmente esse doce é delicioso. Já havia comido em ocasiões passadas, porém a verdadeira Palha Italiana pude saborea-la em um dia de natal preparada pelo Juliano. Compartilhe essa lembrança gostosa que eu guardo com carinho.
    Bjos

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário! Se não possuir nenhum dos perfis indicados na janela abaixo, clique em "anônimo" e deixe seu recado!