domingo, 19 de agosto de 2012

Salada de broto com linguado ao alho poró

Salada de broto com linguado ao funcho by jcoarq
Salada de broto com linguado ao alho poró, a photo by jcoarq on Flickr.

Aos que leram o título da postagem antes de eu ter escrito alguma coisa, faço a seguinte correção o linguado não foi guarnecido com funho e sim com alho poró. Lembrem-se, meu marido é que posta as imagens e o batismo do prato é por conta dele.

Para a salada de broto, basta colocar um saquinho de broto (na embalagem não tive a informação da quantidade em gramas, portanto vou usar a medida "saquinho" como referência) em água fervente até perceber que o cabinho do broto passou da cor branca para transparente, então retire-o da água e reserve-o até que esfrie por completo.

Separadamente corte 02 tomates, 1/2 cebola - de preferência roxa pois é mais suave, salsa e cebolinha. Junte estes ingredientes ao broto já frio  tempere com sal, pimenta do reino e óleo de gergelim.  Se preferi pode optar por um tempero com molho de soja, lembrando que aí vale a pena reduzir ou nem colocar o sal.

O preparo do peixe é bem simples e pode ser repetido com diversos peixes cortados como filé (tilápia, salmão, entre outros), podendo inclusive trocar  o alho poró por funcho ou ervas de sua preferência. Outra boa sugestão é colocar um pouquinho de vinho branco junto as ervas para criar um molhinho, que pode ser jogado por cima do peixe quando for servir. Só não coloque muito senão virará uma sopa.

Disponha sobre um refratário um pedaço grande de papel alumínio, jogue um fio de azeite para untar. Disponha aos filés de peixe previamente temperados (apenas com sal e pimenta do reino). Cubra os filés com alho poró (1 alho poró, fatiado em rodelas finas, apenas sua parte branca), feche a trouxinha de papel alumínio e leve a forno elétrico pré-aquecido, a 250ºC, por cerca de 20 minutos, ou até verificar que o peixe está cozido. Fique atento ao ponto! Não deixe que o peixe perca o suco de sua carne, senão ele poderá ficar seco e sem sabor. O tamanho do papel deve ser sempre grande para facilitar o fechamento da trouxinha.

Observe que nessa receita não deixo o peixe marinando em um tempero a base de suco de limão, isso aceleraria o cozimento do peixe, o que não era o objetivo da receita. Normalmente, não tempero o peixe, em filés, com limão. A exceção ocorre quando preparo um ceviche, por exemplo. veja a próxima receita.

Para a montagem do prato utilizei as folhas do alho poró criando uma base para o peixe e completei a montagem colocando a salada ao lado.

Um comentário:

  1. To vendo o blog na hora do almoço e tá difícil... rs. Mas, pra variar, está muito bonito de se ver e desejoso de se provar. E fala pro juliano ser mais atento na confecção dos títulos! rs. Parabéns pelas fotos também!

    Abraço!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário! Se não possuir nenhum dos perfis indicados na janela abaixo, clique em "anônimo" e deixe seu recado!