Frango a Cordon Bleu - recheio, a photo by jcoarq on Flickr.
Fiz esse prato há pouco mais de uma semana, mas não deu tempo de postar já que viajei. Já de volta, posto essa delícia.
Vi a receita no programa do Olivier e deu aquela vontade de provar. A água na boca era tanta que saí e comprei os ingredientes na hora.
Na verdade já tinha provado alguns filés a Cordon Bleu, mas nunca tinha feito um. Achei bem fácil e rapidinho. Poderia aqui, falar sobre o termo Cordon Bleu, mas me resumirei a dizer que Cordon Bleu é o nome de uma importantíssima escola francesa de culinária e que hoje tem ramificações por todo o mundo.
Para acompanhar o filé de frango, Olivier sugeriu um confit de legumes (o nome dado pelo por Olivier é Confit Bayaldi). Para muitas pessoas o termo, para essa mistura de legumes, seria ratatouille, isso mesmo, o nome do filme do ratinho cozinheiro.
Há quem atribua os nomes ao tipo de corte dos legumes já que ora aparecem picados grosseiramente em cubos e ora aparece fatiado en lâminas na diagonal. Mas enfim, apesar de ter minha opinião sobre a questão, não quero ser a papiza da culinária e por hora me dou ao direito de apenas reproduzir uma receita que é maravilhosa.
Para o filé precisaremos de:
4 unidades de peito de frango;
250 grs de presunto cozido;
200 grs de queijo brie;
3 ovos;
100 grs de farinha de trigo;
3 pães de forma batidos no liquidificador;
50 grs de amêndoas em lascas;
150 ml de óleo;
Sal e pimenta a gosto.
E para o Confit ou se prefereir Ratatouille: (para duas pessoas)
1 abobrinha japonesa;
1 cebola pequena;
1 tomate tipo italiano;
1 berinjela fina e pequena;
200 ml de azeite;
Tomilho fresco, alecrim, manjericão, sal e pimenta.
Abra os filés de frango, tempere-os com sal e pimenta, recheio-os com o presunto, o queijo e uma folha de manjericão. Bata o pão de forma juntamente com as amêndoas para fazer a farinha de rosca. Passe os filés, fechados (com palitos ou linha), na farinha de trigo, depois nos ovos batidos e por fim na farinha de rosca. Frite-os em manteiga e sirva com o confit, explicadinho na seqüência.
Fatie os legumes em lâminas, na diagonal, tempere-os com sal, pimenta e azeite. Pique a cebola em cubinhos pequeninos e tempere-a com azeite. Forre o fundo de um refratário ou se preferir dois refratários individuais (dá pra dar uma desenformada e deixar o prato lindo) com a cebola picada e faça camadas de legumes (meio em pé), salpique alecrim e tomilho e mais um pouco de azeite. Leve ao forno por cerca de 20 minutos.
Não é simples?! Pois é, além de simples é muito gostoso e fica um prato lindo.