domingo, 13 de janeiro de 2013

Manga com iogurte de chocolate branco

Manga com iogurte de chocolate branco by jcoarq
Manga com iogurte de chocolate branco, a photo by jcoarq on Flickr.

Outra sobremesa fácil do livro do Ferran Adrià.
Para duas pessoas, derreta 50 grs de chocolate branco. (eu derreto no microondas, mas quem preferir pode derreter em banho maria). Junte ao chocolate, derretido uniformemente, 125 grs de iogurte natural e bata até ficar uma mistura homogênea, deixando que esfrie (em temperatura ambiente).

Separadamente descasque e pique a manga (em formato meia lua ou cubos grandes).

Em um belo prato, distribua harmoniosamente as fatias de manga, regue com a mistura de iogurte e chocolate e espalhe avelãs por cima. Então é só servir.

Banana com limão-galego

Banana com limão-tahiti by jcoarq
Banana com limão-galego, a photo by jcoarq on Flickr.

Não muito fotogênica, mas muitíssimo saborosa é essa sobremesa. Além de leve, e portanto adequada ao meu jantar, a receita é tão fácil que cheguei a achar que não tinha graça alguma. Mas como diria Mies Van der Rohe: menos é mais! E garanto, é muito mais! Nesse calor, então, nem se fala!
Anote aí a receitinha para duas pessoas, e se precisar aumente:

Caldo de cogumelos

Caldo de cogumelos by jcoarq
Caldo de cogumelos, a photo by jcoarq on Flickr.
Este caldo iniciou uma noite digna de Babete. heheh  Para a entrada servi este caldo de cogumelos e brusquetinhas com pasta de cogumelos e queijo brie. Como prato principal tivemos Carré de cordeiro e batatas ao curry e para finalizarmos, a sobremesa foi banana com limão galego. Uhhhh puro sabor.
Vamos começar pelo caldinho de cogumelos e nas outras postagens vocês podem acompanhar as outras receitas.
Havia acabado de ganhar várias bandejinhas de cogumelos variados (Shitake, Shimeji e Eryngui) então resolvi passá-los na manteiga para poder armazená-los (já que eu não os utilizaria neste dia e não queria perdê-los).

Carré de Cordeiro e Batatas ao curry

Carré de Cordeiro e batatas ao curry (1) by jcoarq
Carré de Cordeiro e batatas ao curry (1), a photo by jcoarq on Flickr.

Apesar de não ser minha carne vermelha predileta, me rendi a este carré de cordeiro feito como prato principal para meu jantar a dois.
Compramos metade de um cordeiro e desta forma meu freezer tá de dieta. Nada mais cabe lá dentro, nem um pistilo de açafrão. Descongelei o que meu marido denominou de pescoço, e não é que saiu uma costela, affff... Acho que foi um milagre. Visto que se tratava de outra costela, já que já havíamos comido uma, na semana anterior, resolvi fazer outro carré. E haja faca afiada, aliás eu precisava era de uma cegueta ou uma tico-tico, porque o açougueiro deixou na costela, um osso que não aparecia em nenhum manual para cortes de carré. Sabe aquela máxima: Isso não te pertence!

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

As férias de Babete



Férias!!! Nem acredito. Esse é o período, que durante todo o ano, ficamos na torcida para que chegue logo. E emfim chegou!
Para alguns é tempo de viagens, para outros apenas um tempo de relaxar em casa sem muitos compromissos e para mim, se não posso viajar, é tempo de cozinhar a valer.
Mas não só de cozinha se faz umas férias. Tem que ter cinema. E pode inclusive ser em casa, com aquele balde de pipocas doces do Ju. Os filmes são variados, mas esta semana "A festa de Babete" ganhou o Kikito, ou melhor o Oscar, aqui em casa. A tempos queria assisti-lo mas nunca conseguia, até que o grande dia chegou.