Caldo de cogumelos, a photo by jcoarq on Flickr.
Este caldo iniciou uma noite digna de Babete. heheh Para a entrada servi este caldo de cogumelos e brusquetinhas com pasta de cogumelos e queijo brie. Como prato principal tivemos Carré de cordeiro e batatas ao curry e para finalizarmos, a sobremesa foi banana com limão galego. Uhhhh puro sabor.
Vamos começar pelo caldinho de cogumelos e nas outras postagens vocês podem acompanhar as outras receitas.
Havia acabado de ganhar várias bandejinhas de cogumelos variados (Shitake, Shimeji e Eryngui) então resolvi passá-los na manteiga para poder armazená-los (já que eu não os utilizaria neste dia e não queria perdê-los).
Após lavar os cogumelos retirei os talos do shitake e reservei. Juntei os talinhos a outros pedaços não muito fotogênicos dos demais cogumelos e levei ao fogo com um pouco de água e sal.
Após lavar os cogumelos retirei os talos do shitake e reservei. Juntei os talinhos a outros pedaços não muito fotogênicos dos demais cogumelos e levei ao fogo com um pouco de água e sal.
Após ferver bem o caldo com os pedaços de cogumelos, retirei do fogo e bati tudo no liquidificador.
Cogumelos batidos, agora aqueça uma panela e junte uma colher de manteiga e um fio de azeite. Deixe derreter e acrescente uma cebola ralada. Após fritar a cebola adicione o caldo batido e deixe ferver mais um pouquinho. Acerte o sal e a pimenta e tá pronto. Antes de servir passei o caldo em uma peneira fina (chinois) para retirar a gordura e pedacinhos indesejáveis para um caldo.
Vale dizer que o jantar era para dois e que o rendimento foram apenas dois potinhos (ver foto acima).
A dica é dispor os potinhos sobre uma base, vale ser um pratinho colorido, uma bandejinha diferente ou uma outra base que você ache bacana. Nela você pode colocar pequenos acompanhamentos para seu caldinho. Mas fique atenta, esta é só a entrada e não o prato principal, então manere no tamanho da cumbuca e no acompanhamento.
Ah! A brusqueta foi feita da seguinte forma: fatie um pão tipo italiano (se possível em diagonal) e leve ao forno para dar uma dourada. Retire e esfregue (no pão ainda quente) um dente de alho, com casca e tudo, partido ao meio, sobre o pão. Isso dará uma aromatizada no pão, além de conferir a ele um suave sabor de alho, sem que ele vire um pão de alho. Sobre o pão disponha a misturinha que ficou na peneira (lembra?! a do caldinho mesmo...) e disponha uma fatia de queijo brie sobre a mistura. Aí é só levar os paezinhos mais alguns minutinhos ao forno, só para derreter o queijo.
E vamos pro prato principal !!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário! Se não possuir nenhum dos perfis indicados na janela abaixo, clique em "anônimo" e deixe seu recado!