Banana com limão-galego, a photo by jcoarq on Flickr.
Não muito fotogênica, mas muitíssimo saborosa é essa sobremesa. Além de leve, e portanto adequada ao meu jantar, a receita é tão fácil que cheguei a achar que não tinha graça alguma. Mas como diria Mies Van der Rohe: menos é mais! E garanto, é muito mais! Nesse calor, então, nem se fala!
Anote aí a receitinha para duas pessoas, e se precisar aumente:
Em uma panela coloque 3 colheres de sopa de água e 2 colheres de sopa de açúcar. Leve ao fogo e aguarde até que o açúcar dissolva por completo e vire uma caldinha em ponto de fio. Reserve até que esfrie.
Adicione agora raspas de casca de limão galego e o suco de meio limão à calda e misture bem. Descasque as bananas e corte-as em lâminas não muito finas. Coloque as fatias de bananas na calda e deixe marinando 1 hora antes de servir.
Gente, é só! Viram que simples?! Se quiser ainda pode trocar um pouquinho da água (1 colher de chá) por rum. Não é mara?!
Essa receita assim como a de outra sobremesa (Manga com iogurte de chocolate branco), é do livro que havia citado na postagem As férias de Babete, mas para quem não leu a postagem, o livro estará indicado logo aí em baixo.
Talvez por, no Brasil, termos frutas em abundância, tendemos a não valorizar sobremesas onde a fruta é o componente mais importante ou quase único. E este livro traz várias receitas deste tipo. São a cara do verão!
Livro: A refeição em família: Cozinhando em casa com Ferran Adrià. Ediouro: 2012.
Hummmm, vou fazer hj mesmo! Adorei! E vou colocar lá no blog! Bjs e saudades!
ResponderExcluir