terça-feira, 8 de janeiro de 2013

As férias de Babete



Férias!!! Nem acredito. Esse é o período, que durante todo o ano, ficamos na torcida para que chegue logo. E emfim chegou!
Para alguns é tempo de viagens, para outros apenas um tempo de relaxar em casa sem muitos compromissos e para mim, se não posso viajar, é tempo de cozinhar a valer.
Mas não só de cozinha se faz umas férias. Tem que ter cinema. E pode inclusive ser em casa, com aquele balde de pipocas doces do Ju. Os filmes são variados, mas esta semana "A festa de Babete" ganhou o Kikito, ou melhor o Oscar, aqui em casa. A tempos queria assisti-lo mas nunca conseguia, até que o grande dia chegou.
 
A princípio um pouco monótono, já que nos acostumamos, mal, diga-se de passagem, ao tempo imposto pelo cinema americano, em que as coisas acontecem num piscar de olhos, o filme resgata a calma e harmonia de uma vida no campo. Sem falar de toda uma simbologia religiosa presente no início do filme e que nos remete às nossas festas de fim de ano, sua importancia para o mundo cristão e como hoje não passam de festas pagãs.
Não vou aqui contar o filme, mas o auge, para mim pelo menos, se dá quando Babete faz, em seu jantar francês, "codornas no sarcófago". É de comer com os olhos! A dedicação de Babete na execução dos pratos, na organização da mesa e na apresentação dos pratos me causou inveja e um momento ímpar de deleite.
Mas Babete não é a única que pode nos fazer companhia nestas férias, porque não falar do filme "Julie and Julia". Neste filme a protagonista, Julie, tenta numa busca desenfreada, executar todas as receitas de um livro de receitas durante, se não me engano, em um ano. O livro de receitas era de Julia Child, ninguém mais ninguém menos que uma americana da peste que resolve aprender a culinária francesa e ensiná-las às americanas na década de 60. Basta dizer que Julia Child é interpretada por Meryl Streep e já vale o filme. Vale assistir e depois conseguir o livro de receitas de Julia Child. 

Mas corra, as companhias são muitas, mas as férias são poucas. Faça um belo bolo, que perfuma a casa no fim de tarde, e pegue seus assentos que o trailer já tá rolando.
Filme visto, passo para outro tira gosto: um livro recém ganhado que em breve estará presente em nossas postagens. O título "A refeição em família: cozinhando em casa com Ferran Adriá" traduzido pela Ediouro no ano passado. Pelo que li até o momento, o livro trata das refeições da equipe do famoso restaurante espanhol, elBulli. Por se tratar de pratos feitos para os integrantes desta casa, o livro também aproveita para nos ensinar receitas, passo a passo, para executarmos em nossa própria casa. Já tô testando algumas receitinhas e em breve, brevíssimo, mostrarei aqui. Ah, o livro vale também pelas dicas para se ter uma boa despensa (adoooro), armazenamento, métodos, etc.
O importante é curtir as férias, não importa como cada um pretende fazê-lo, mas não podemos perder um só minuto.

Um comentário:

Deixe aqui seu comentário! Se não possuir nenhum dos perfis indicados na janela abaixo, clique em "anônimo" e deixe seu recado!