domingo, 20 de novembro de 2011

Mousse de chocolate e avelã

Mousse de chocolate e avelã by jcoarq
Mousse de chocolate e avelã, a photo by jcoarq on Flickr.

Essa é mais uma daquelas receitinhas super rápidas e mega saborosas que deixa qualquer um de queixo caído. Aliás, quem ama chocolate vai amar esta receita.
Basta misturar (faça isso com a ajuda de um mixer ou com um liquidificador) 180 gramas de creme de avelã com cacau (que pode ser da Nutella ou qualquer outra marca), 1 caixinha de creme de leite e meia lata de leite condensado.
Bata bastante até aerar bem. Despeje em um travesa do tipo taça  e leve ao freezer até endurecer (mínimo de quatro horas).
Só retire do freezer quando for servir. Uma boa maneira para isso, é fazendo bolas semelhantes às de sorvete.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Qual o cardápio de sua ceia de Natal?

Nesta postagem gostaria da contribuição de todos para conseguirmos criar uma lista de pratos que não podem faltar em uma ceia. 

Peço, que cada um deixe seu comentário contando, quais pratos fazem com que seu Natal seja o máximo? Ou ainda, quais os pratos que para vocês não podem faltar em uma ceia.

Se quiser, coloque também  suas dicas de acompanhamento ou ainda sobremesas. Receitas tradicionais de sua família serão muito bem vindas.

Vamos lá pessoal, conto com vocês!

Várias pessoas me falam de problemas na hora de postar comentários, mas não tem segredo. Basta escrever o texto e selecionar, no box abaixo do texto, um perfil. Para quem não se enquadra em nenhum dos perfis sugeridos, selecione o perfil "Anônimo".

Beijos a todos e um bom pré Natal!

domingo, 13 de novembro de 2011

Pré Natal

Tender com molho de laranja by jcoarq
Tender com molho de laranja, a photo by jcoarq on Flickr.

Enganou-se quem achou que eu estaria grávida e estaria aqui contando sobre um exame que fiz. O que temos  é uma receitinha para aguçar nossa alma e nosso paladar para uma das mais gostosas festas de fim de ano: o Natal. 

Fiz este tender no meu almoço de domingo e com ele comecei a sentir o que chamo de "cheirinho de Natal". Alguém aí já está sentindo? Bem, eu já estou e amanhã mesmo quero começar a arrumar algumas coisas aqui em casa para definitivamente, entrarmos no clima.

É engraçado como o cheiro de cada estação marca momentos da vida da gente e no momento, sinto o cheiro de Natal. Acho que é o fato de sentirmos cheiro de frutas desta época do ano ou coisa parecida.

Me peguei lendo receitas de tender e vi que as receitas que tinha eram dos clássicos que normalmente encontramos em ceias de Natal: Tender a Califórnia, Tender ao vinho, Tender com geleias e por aí vai.

Mas aí resolvi fazer uma  mistura simples que deu certo. Coloquei em uma vasilha uma colher bem cheia de sopa de mel juntamente com uma colher de mostarda, misturei bem e reservei. Fiz os famosos losângos no tender e reguei-o com o suco de uma laranja. (Acho engraçado, porque todos os tenders que vejo, estão com os cortes em forma de losangos e uns cravos espetados nas suas intersecções ).

Resolvi repetir tais desenhos, acreditando que se não o fizesse estaria quebrando uma tradição natalina milenar. 

Feito o ritual, de esquartejamento do tender,
pincelei a mistura de mostarda e mel sobre o tender e levei ao forno (200 graus) por uma hora, sendo que os trinta primeiros minutos o tender estava coberto por um papel alumínio e nos trinta minutos restantes  deixei-o descoberto para que dourasse.

É legal retirar o tender do forno, de vez em quando e ir regando-o  (com o caldo que escorre do próprio tender) para não ressecar a carne.

Acho que o acompanhamento típico parra esse prato (tenho certeza que meus primos estão juntos comigo nessa) é um belo creme de milho, que afinal não pode faltar, pelo menos no meu Natal.

Espero ter iniciado aqui um delicioso esquenta para o Natal Arquitute!!!



Castanhas a la Nigella

Castanhas a la Nigella by jcoarq
Castanhas a la Nigella, a photo by jcoarq on Flickr.

A receita que passo aqui é uma interpretação da receita: "Castanhas do bar do Union Square Café" de um dos livros da cozinheira Nigella. Digo interpretação porque ela, em seu livro, faz um mix de castanhas e eu fiz, com apenas um tipo de amêndoas (umas chilenas que havia comprado, portanto podem fazer com o que tiverem em casa, que dará certo).

É muito simples e me rendeu elogios, então vale a pena compartilhar.

Para 500 gramas de amêndoas coloque 2 colheres de sopa de alecrim fresco, 2 colheres de sopa de açúcar mascavo, 1 colher de manteiga derretida, sal e pimenta moída na hora. Misture tudo e leve ao forno (180 graus) até que as castanhas estejam douradas.

Sirva as amêndoas ainda mornas e como diz a própria Nigella: "Depois de provar, não vai querer parar mais".



sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Terrine de fígado de galinha

Terrine de carne 01 by jcoarq

Uma deliciosa surpresa foi essa Terrine de fígado de galinha 
apresentada no Diário do Olivier essa semana.

Digo surpresa porque nunca fui muito afeita à fígado de galinha, mas ao ver a receita sendo executada no programa, fiquei com água na boca. Vale a pena ver o vídeo e pegar a receita no site.

Ao pesquisar sobre terrine`s descobri que este tipo de patê, na sua origem, é envolvido em gordura animal e assado em banho maria, ao contrários de outros tipos de patês franceses. Também é necessário que se utilize formas próprias.

O site do Oba Gastronomia ainda dá uma pequena explicação que achei bem legal:
 "Terrine é o termo francês que denomina uma vasilha funda, com tampa, geralmente de cerâmica e própria para ir ao forno. Por analogia, o termo deu o nome aos pratos cozidos na terrine, caso do Patê."

Bem, a mistura dos ingredientes parece o caminho certo para o entupimento de veias, já que a quantidade de gordura é grande. Mas, como não se come terrines todos os dias...

Passei uma semana contando os minutos para ter tempo e fazê-la. Na véspera do feriado, saí do trabalho e fui direto a casa de carne mais próxima para comprar os ingredientes fresquinhos. E aí está a minha terrine. Que orgulho e que delícia.

No programa do Olivier, ele aconselha que se coma a terrine como entrada acompanhada de pães ou torradas, não me lembro bem, então vale a pena tentar cortá-la mais fininha (as primeiras ficaram grossas).

Bon appétit!


Massa Sálvia e Pasta com recheio de queijo brie ao azeite trufado

Foto da massa ao molho bechamel: http://www.flickr.com/photos/15303769@N04/6313172024/


Pessoal, esse prato foi uma dica da Delicatessen Mais Brasil. Ótima para os dias de preguiça, essa massa é recheada de queijo brie e já vem pronta, só precisando ser levada ao forno com o molho de sua preferência. 

No site indicado acima, vocês podem conferir mais imagens da mesma massa acompanhada por um molho bechamel.

Aqui, postei  a massa sem molho,  regada apenas com azeite trufado (de essência de trufa branca e não da trufa, propriamente dita) também sugerido pela Simone, dona da loja.

Além de uma vasta carta de vinhos, a loja ainda conta com vários outros tipos de massas e várias guloseimas para quem gosta de cozinhar ou comer coisas gostosas. Confiram!

Obrigado ao simpático casal, pela sugestão e pelo excelente atendimento.