Terrine de fígado de galinha 01, a photo by jcoarq on Flickr.
Uma deliciosa surpresa foi essa Terrine de fígado de galinha
apresentada no Diário do Olivier essa semana.
Digo surpresa porque nunca fui muito afeita à fígado de galinha, mas ao ver a receita sendo executada no programa, fiquei com água na boca. Vale a pena ver o vídeo e pegar a receita no site.
Ao pesquisar sobre terrine`s descobri que este tipo de patê, na sua origem, é envolvido em gordura animal e assado em banho maria, ao contrários de outros tipos de patês franceses. Também é necessário que se utilize formas próprias.
O site do Oba Gastronomia ainda dá uma pequena explicação que achei bem legal:
"Terrine é o termo francês que denomina uma vasilha funda, com tampa, geralmente de cerâmica e própria para ir ao forno. Por analogia, o termo deu o nome aos pratos cozidos na terrine, caso do Patê."
Bem, a mistura dos ingredientes parece o caminho certo para o entupimento de veias, já que a quantidade de gordura é grande. Mas, como não se come terrines todos os dias...
Passei uma semana contando os minutos para ter tempo e fazê-la. Na véspera do feriado, saí do trabalho e fui direto a casa de carne mais próxima para comprar os ingredientes fresquinhos. E aí está a minha terrine. Que orgulho e que delícia.
No programa do Olivier, ele aconselha que se coma a terrine como entrada acompanhada de pães ou torradas, não me lembro bem, então vale a pena tentar cortá-la mais fininha (as primeiras ficaram grossas).
Bon appétit!
Maravilhosa essa receita!!!
ResponderExcluirbeijo e sucesso no blog
Karina