Ganhamos essa massa linda e gigante* de nossos querido Ariel e Virgínia. Pensamos e repensamos em como cozinhá-la sem quebrá-la e confesso que tentamos. Fervi a água em uma assadeira e coloquei as varetas, 4 para duas pessoas, mas após alguns minutos as pontinhas da massa viraram para cima e começaram a ficar ressecadas por ficarem levemente fora d`água.
Então o plano B foi partir a massa ao meio e colocá-la para cozinhar numa espagueteira mesmo. Fiquei com o coração na mão, mas afinal o que me convenceu a partir a massa ao meio foi pensar que eu não conseguiria comer minha porção em apenas uma garfada.
Massa cozida conforme tempo indicado na embalagem, escorra-a e reserve duas conchas da água do cozimento para o molho.
Para o molho, ferva um pouco de água, em uma panela, com uma colher de chá de sal. Quando a água estiver fervendo jogue as couves de Bruxelas (em minha cidade, comercializa-se um saquinho que acredito ter aproximadamente umas 300 grs). Após a mudança na sua coloração, cerca de uns 5 minutos, escorra-as e retire-as da água e reserve.
Em outra panela coloque uma colher de sopa de manteiga e um fio de azeite e deixe que derreta. Acrescente uma cebola cortada em rodelas e doure-as. Adicione as couves e saltei-as. Por fim adicione 200 grs de cogumelos Portobello frescos e fatiados. Acrescente sal e pimenta do reino a gosto. Mecha mais um pouco até que os cogumelos estejam macios. Junte ao molho as conchas de água, reservadas do cozimento, e a massa já cozida, al dente. Deixe que a mistura seja incorporada e desligue o fogo (isso não deve se prolongar muito, senão a massa passará do ponto).
Sirva a massa nos pratos e polvilhe queijo parmesão ralado na hora.
*massa: Pasta di Semola di Grano Duro Trafilata in Bronzo
marca: La Fabbrica della Pasta di Gragnano
origem: Napoli - Itália
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário! Se não possuir nenhum dos perfis indicados na janela abaixo, clique em "anônimo" e deixe seu recado!