segunda-feira, 21 de julho de 2014

Bem casadão

    Se você é como eu, que vai a uma festa de casamento, come um daqueles deliciosos bem-casados e pensa: porque não se faz o bolo inteiro do casamento de bem-casado? Essa receita é para você também. Digo também, porque ela já é uma das minhas preferidas. Sempre sonhei com um bem casadão e essa é a receita. 


    A receita não é minha, mas com certeza é de outra apaixonada por bem-casados. Comi este bolo pela primeira vez, feito por uma prima de meu marido que também ama bolos, quase que por herança de família.(dê uma visitadinha no blog dela também: http://bolobom.blogspot.com.br/). Achei maravilhoso e agora vou dividí-lo com vocês.

    A massa é bem simples e certeira. Um pão-de-ló feito de 6 ovos (de preferência caipiras), 1 copo grande de açúcar e a mesma medida de farinha de trigo. Ao iniciar seu preparo, pré-aqueça o forno a 160 graus. Unte, com manteiga e farinha, uma assadeira redonda de aproximadamente 25 cm de diâmetro e reserve.

    Separe as claras e bata-as em neve até ficarem firme, mas não muito duras. Em outra vasilha, bata as gemas com o açúcar até que a mistura fique esbranquiçada. Junte as claras em neve e as incorpore delicadamente a mistura de gemas e açúcar. Acrescente a farinha de trigo peneirada e mexa com cuidado. Coloque na assadeira untada e leve ao forno por 25 minutos, aproximadamente. Não deixe que a massa asse em excesso para que o bolo não fique ressecada.

    Para o recheio cozinhe uma lata de leite condensado em uma panela de pressão colocando água na panela, cerca de três dedos de água acima da lata de leite condensado e umas gotinhas de vinagre para que a panela não fique preta ao fim do cozimento. Feche a panela e espere que comece a chiar. Conte 10 minutos e desligue o fogo. Retire o ar da panela antes de abrí-la e aguarde que a lata de leite condensado esfrie para só então abrí-la.

    Faça um creme misturando uma caixinha de creme de leite com duas colheres de sopa de amido de milho. Quando estiver bem misturado, leve ao fogo acrescentando uma segunda lata de leite condensado. e uma colher de sopa de manteiga com sal. Cozinhe até engrossar em ponto de mingau. Junte o doce de leite cozido e cozinhe até ficar com consistência de brigadeiro.

Para a cobertura coloque em uma penela coloque 250 grs de açúcar de confeiteiro, 1 colher de chá de extrato de baunilha e 60 ml de água fervendo. Leve ao fogo e deixe ferver até a calda ficar em ponto de fio.

    Desenforme o bolo e com a ajuda de uma linha ou uma faca comprida, corte-o ao meio. Pincele na parte interna de cada uma das metades a calda feita para a cobertura. Recheie o bolo , feche-o e cubra com o restante da cobertura. Deixe descansar por cerca de 12 horas para que a casquinha se forme.

   Para enfeitar, polvilhe um pouco de açúcar de confeiteiro sobre o bolo e disponha algumas frutas sobre o bolo. Está pronto! Agora é só comer e agradecer a Deus por essa receita. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário! Se não possuir nenhum dos perfis indicados na janela abaixo, clique em "anônimo" e deixe seu recado!