Depois de muitas sugestões para que eu montasse esse blog, e pedidos de receitas diversas, cada vez que eu recebia alguém em casa, resolvi criar um canal entre eu e algumas pessoas que, assim como eu, apreciam um bom rabo de fogão. Ou até mesmo cativar aquelas pessoas que mesmo não sabendo cozinhar ou não se interessando pelo assunto, irão ler este blog. Espero aqui, mostrar não só, os pratos que sairam a contento, mas também minhas dúvidas e sugestões aos amigos amantes da cozinha.
segunda-feira, 27 de agosto de 2012
Gravatinha com mexilhões
gravatinha com mexilhões, a photo by jcoarq on Flickr.
Com duas latinhas de mariscos trazidos do Chile (da marca Robinson Crusoe) fiz esse prato.
A massa era do tipo gravatinha e para o molho, preparei uma receita de bechamel e misturei as latinhas de Choritos escorridos. Juntei o molho ao macarrão e servi com muito parmesão, raspas de limão e alguns mariscos para enfeitar.
domingo, 19 de agosto de 2012
Ceviche de tilápia
Ceviche de tilápia 1, a photo by jcoarq on Flickr.
Esse prato leve e adorado pelas pessoas que gostam de peixe cru, serve de uma refrescante entrada. Após degustá-lo de várias formas e com os mais variados tipos de peixe, em recente visita ao Chile, resolvi fazer uma versão Arquitute do prato.
Como queria testar a receita e os comedores eram poucos, fiz o Ceviche com apenas 1 filé grande de tilápia. Para isso, cortei o filé em cubos pequenos (meu marido acha que podem ser médios, para sentirmos mais a textura do peixe, mas como queria uma entrada delicada, já que seria servida em taças de cristal, resolvi cortar em cubinhos pequenos) e reservei. Lembrando que não dá para fazer esse prato com peixe congelado!
Salada de broto com linguado ao alho poró
Salada de broto com linguado ao alho poró, a photo by jcoarq on Flickr.
Aos que leram o título da postagem antes de eu ter escrito alguma coisa, faço a seguinte correção o linguado não foi guarnecido com funho e sim com alho poró. Lembrem-se, meu marido é que posta as imagens e o batismo do prato é por conta dele.
Para a salada de broto, basta colocar um saquinho de broto (na embalagem não tive a informação da quantidade em gramas, portanto vou usar a medida "saquinho" como referência) em água fervente até perceber que o cabinho do broto passou da cor branca para transparente, então retire-o da água e reserve-o até que esfrie por completo.
Salada de grão de bico com tilápia grelhada
Salada de grão de bico com tilápia grelhada, a photo by jcoarq on Flickr.
Essa tilápia já esteve por aqui, talvez mais bronzeada, mas hoje está de companhia nova: uma saladinha grão de bico.
Muito fácil de prepar, basta cozinhar o grão de bico na panela de pressão por quinze minutos (depois que começa chiar). Retirar a pressão, escorrer os grãos e reservá-los até que estejam frios.
Junte, aos grãos já frios, cebola, tomate, azeitonas verdes, salsa e cebolinha e tempere com sal e pimenta à gosto.
Mexa bem e deixe na geladeira a até a hora de servir para que os grãos absorvam o tempero.
Para esta receita não coloquei as quantidades porque na verdade fiz no olho mesmo, mas adianto que um saquinho de grão de bico rende pra caramba. Fiz arroz com grão de bico, tehine e salada e olha que ainda tinha grão de bico.
Para servir misturei a salada à folhas de rúcula e dispus o peixe ao lado.
Assinar:
Postagens (Atom)