Ceviche de tilápia 1, a photo by jcoarq on Flickr.
Esse prato leve e adorado pelas pessoas que gostam de peixe cru, serve de uma refrescante entrada. Após degustá-lo de várias formas e com os mais variados tipos de peixe, em recente visita ao Chile, resolvi fazer uma versão Arquitute do prato.
Como queria testar a receita e os comedores eram poucos, fiz o Ceviche com apenas 1 filé grande de tilápia. Para isso, cortei o filé em cubos pequenos (meu marido acha que podem ser médios, para sentirmos mais a textura do peixe, mas como queria uma entrada delicada, já que seria servida em taças de cristal, resolvi cortar em cubinhos pequenos) e reservei. Lembrando que não dá para fazer esse prato com peixe congelado!
Em um recipiente, corte meia cebola roxa em fatias finas (formato meia lua), acrescente salsinha picada, ou se preferir coentro, 01 colher de café de genibre ralado ou picado, suco de 1 limão, sal e pimenta à gosto.
Todas as receitas de Ceviche que vi, colocavam pimenta dedo de moça, então sugiro 01 pimenta dedo de moça, picada finamente, sem as sementes(ou se preferir pode colocar meia), mas nesta receita coloquei uma pimenta encontrada aqui em Uberaba, que se chama Uberabinha e que me parece ser uma mistura da pimenta de biquinho com a pimenta bode. Vale apena experimentar. Segundo a própria descrição do rótulo, a pimenta tem "suave e passageio ardor". Tem até blog www.pimentauberabinha.blogspot.com.
Misture todos os ingredientes e deixe marinar por vinte minutos, na geladeira, antes de servir, para que o peixe cozinhe com o suco de limão.
Disponha em taças e sirva.
Vejam mais fotos, com um close no peixe em jcoarq. Se tiver mais um tempinho aproveite e e veja postagem sushi-yassu no Blog Outro risco. É uma boa dica para quem vai à São Paulo.
Vejam mais fotos, com um close no peixe em jcoarq. Se tiver mais um tempinho aproveite e e veja postagem sushi-yassu no Blog Outro risco. É uma boa dica para quem vai à São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário! Se não possuir nenhum dos perfis indicados na janela abaixo, clique em "anônimo" e deixe seu recado!