domingo, 8 de abril de 2012

Docinho de amarula

Doce de chocolate com amarula by jcoarq
Doce de chocolate com amarula, a photo by jcoarq on Flickr.

Fiz esse docinho para meu aniversário, juntamente com o docinho de abacaxi e foi um sucesso. A receita foi retirada da revista da minha querida Palmirinha. Amo essas revistinhas, todas as receitas são práticas, dão super certo e são muito saborosas. Não tem erro. Coisa de Vó mesmo!

Para os docinhos serão necessários:

300 grs de chocolate branco picado;

200 grs de chocolate meio amargo picado;

1/4 de xícara de chá de creme de leite;

1/2 xícara de chá de licor de amarula (vale dar uma goladinha no meio do processo :)

1 xícara de chá de açúcar;

1 xícara de chá de amendoim torrado e moído;

1 1/2 colher de sopa de leite em pó;

manteiga para untar.

Em um refratário coloque os dois chocolates e derreta, em banho maria ou no microondas. Eu derreti no microondas, colocando um minuto, mexendo e voltando mais um minuto até que estivesse totalmente derretido e homogêneo. Retire do microondas e acrescente o creme de leite, mexendo novamente. Em seguida adicione o licor e mexa mais um pouco. Cubra e leve a geladeira por pelo menos 3 horas.

Para modelar as bolinhas você deverá retirar a mistura da geladeira, untar as mãos e um pirex, com manteiga. Como o chocolate derrete muito facilmente tive que retornar a mistura para geladeira e reiniciar o processo por duas vezes. O dia tava quente pra chuchu!

Para cobertura, derreta o açúcar em uma panela até obter um caramelo, adicione o amendoim triturado, mexa e em seguida jogue o caramelo sobre uma superfície de granito. Aguarde sua secagem e resfriamento.

Na receita, sugere-se que esse caramelo seja quebrado com a ajuda de um rolo de macarrão ou um martelo, mas minhas amigas..., conto pra vocês que isso não tem nada de prático. O negócio é muito demorado e incomoda, beeeem, os vizinhos. Além disso para fazer esse caramelo virar uma farinha, leva tempo!

A solução foi colocar pedaços do caramelo em um processador e apertar o botão. Foi um alívio.

Com a farinha de caramelo pronta, misture o leite em pó e passe as bolinhas.

Coloque as bolinhas em forminhas e depois em uma linda bandeja.

A sobra do caramelo ainda poderá servir de cobertura para sorvete.




Docinho de abacaxi

Doce de abacaxi by jcoarq
Doce de abacaxi, a photo by jcoarq on Flickr.

Assim como o docinho de amarula, fiz os docinhos de abacaxi para o meu anversário. Para fazê-los, pesquisei milhões de receitas, mas nenhuma era como eu pensava que deveria ser: manteiga, leite condensado - semelhante a um brigadeiro - e doce de abacaxi. Nas receitas procuradas a maioria levava gemas, maisena e outros aditivos que para mim eram dispensáveis. Então fiz da forma que pensei que daria certo, mas não quer dizer que seja a única e nem a mais correta.

Primeiramente fiz um doce com 1 abacaxi. Piquei o abacaxi em pedacinhos pequenos e levei-os ao fogo com aproximadamente duas xícaras de chá de açúcar, 3 cravos da índia e um pau de canela. Deixei apurar o doce até que ficasse dourado e sua calda estivesse em ponto de fio. Retirei o doce do fogo e reservei. Observem que não adicionei água ao doce.

Separadamente, em uma panela coloque a lata de leite condensado e 1 colher de sopa de manteiga e deixe incorporar a mistura. Quando começar a ferver adicione o doce de abacaxi e deixe apurar como um brigadeiro, em ponto de enrolar.

Trasfira a mistura para um pirex untado e leve a geladeira.

Retire o doce da geladeira e enrole os docinhos passando-os em coco em flocos ou se preferir, o ralado mesmo. Disponha em forminhas e sirva.




Risoto de frutos do mar

Risoto de frutos do mar by jcoarq
Risoto de frutos do mar, a photo by jcoarq on Flickr.

 

Na verdade, não ia comentar essa foto, que por sinal ficou ótima. Os frutos do mar foram bem fotogênicos. Mas resolvi escrever para contar e minha experiência com aqueles "kits paelha" que encontramos em supermercados. Fiz esse risoto utilizando um desses Kits e foi super prático, mas na minha opinião o sabor deixou a desejar. Não que tenha ficado ruim, mas faltou sabor de frutos do mar.

Para o risoto utilizei um caldo de peixe vendido no mercado de São Paulo e não esses comprados prontos, de marcas já conhecidas, mas normalmente utilizo caldo de peixe feito apartir de uma cabeça de peixe. Quando faço algum peixe inteiro, seja assado ou cozido, sempre compro com a cabeça do peixe, assim posso cozinhá-la com algumas ervinhas e congelar o caldo para utilizar quando necessário. Você pode congelar o caldo em forminhas de gelo (e obviamente só utilizá-las para este fim, já que pode deixar gosto) ou em potes de plástico. Lembre-se que o líquido expande quando congelado e se colocar em vidros poderá estourar.

O restante da receita seguiu   como normalmente fazemos um risoto. Coloque uma colher de manteiga e um pouco de azeite em uma panela. Acrescente a cebola e deixe fritar. Coloque o arroz  (para duas pessoas costumo colocar três xícaras de café) e acrescente um pouco de vinho branco. Deixe que o vinho dê uma evaporada e assim vá colocando conchas do caldo, previamente fervido, e vá mexendo sempre.

O processo de acréscimo de caldo continuará até que o arroz fique ao dente. Ao fim, acrescente os frutos do mar, queijo parmesão ralado, uma colher de manteiga e acerte o ponto do sal e da pimenta. Não deixe que a última conha de caldo seque por completo, o risoto deve ficar molhadinho.