Docinho de amarula
Fiz esse docinho para meu aniversário, juntamente com o docinho de abacaxi e foi um sucesso. A receita foi retirada da revista da minha querida Palmirinha. Amo essas revistinhas, todas as receitas são práticas, dão super certo e são muito saborosas. Não tem erro. Coisa de Vó mesmo!
Para os docinhos serão necessários:
300 grs de chocolate branco picado;
200 grs de chocolate meio amargo picado;
1/4 de xícara de chá de creme de leite;
1/2 xícara de chá de licor de amarula (vale dar uma goladinha no meio do processo :)
1 xícara de chá de açúcar;
1 xícara de chá de amendoim torrado e moído;
1 1/2 colher de sopa de leite em pó;
manteiga para untar.
Em um refratário coloque os dois chocolates e derreta, em banho maria ou no microondas. Eu derreti no microondas, colocando um minuto, mexendo e voltando mais um minuto até que estivesse totalmente derretido e homogêneo. Retire do microondas e acrescente o creme de leite, mexendo novamente. Em seguida adicione o licor e mexa mais um pouco. Cubra e leve a geladeira por pelo menos 3 horas.
Para modelar as bolinhas você deverá retirar a mistura da geladeira, untar as mãos e um pirex, com manteiga. Como o chocolate derrete muito facilmente tive que retornar a mistura para geladeira e reiniciar o processo por duas vezes. O dia tava quente pra chuchu!
Para cobertura, derreta o açúcar em uma panela até obter um caramelo, adicione o amendoim triturado, mexa e em seguida jogue o caramelo sobre uma superfície de granito. Aguarde sua secagem e resfriamento.
Na receita, sugere-se que esse caramelo seja quebrado com a ajuda de um rolo de macarrão ou um martelo, mas minhas amigas..., conto pra vocês que isso não tem nada de prático. O negócio é muito demorado e incomoda, beeeem, os vizinhos. Além disso para fazer esse caramelo virar uma farinha, leva tempo!
A solução foi colocar pedaços do caramelo em um processador e apertar o botão. Foi um alívio.
Com a farinha de caramelo pronta, misture o leite em pó e passe as bolinhas.
Coloque as bolinhas em forminhas e depois em uma linda bandeja.
A sobra do caramelo ainda poderá servir de cobertura para sorvete.
E haja caminhada depois dos docinhos...
ResponderExcluir