domingo, 8 de abril de 2012

Risoto de frutos do mar

Risoto de frutos do mar by jcoarq
Risoto de frutos do mar, a photo by jcoarq on Flickr.

 

Na verdade, não ia comentar essa foto, que por sinal ficou ótima. Os frutos do mar foram bem fotogênicos. Mas resolvi escrever para contar e minha experiência com aqueles "kits paelha" que encontramos em supermercados. Fiz esse risoto utilizando um desses Kits e foi super prático, mas na minha opinião o sabor deixou a desejar. Não que tenha ficado ruim, mas faltou sabor de frutos do mar.

Para o risoto utilizei um caldo de peixe vendido no mercado de São Paulo e não esses comprados prontos, de marcas já conhecidas, mas normalmente utilizo caldo de peixe feito apartir de uma cabeça de peixe. Quando faço algum peixe inteiro, seja assado ou cozido, sempre compro com a cabeça do peixe, assim posso cozinhá-la com algumas ervinhas e congelar o caldo para utilizar quando necessário. Você pode congelar o caldo em forminhas de gelo (e obviamente só utilizá-las para este fim, já que pode deixar gosto) ou em potes de plástico. Lembre-se que o líquido expande quando congelado e se colocar em vidros poderá estourar.

O restante da receita seguiu   como normalmente fazemos um risoto. Coloque uma colher de manteiga e um pouco de azeite em uma panela. Acrescente a cebola e deixe fritar. Coloque o arroz  (para duas pessoas costumo colocar três xícaras de café) e acrescente um pouco de vinho branco. Deixe que o vinho dê uma evaporada e assim vá colocando conchas do caldo, previamente fervido, e vá mexendo sempre.

O processo de acréscimo de caldo continuará até que o arroz fique ao dente. Ao fim, acrescente os frutos do mar, queijo parmesão ralado, uma colher de manteiga e acerte o ponto do sal e da pimenta. Não deixe que a última conha de caldo seque por completo, o risoto deve ficar molhadinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário! Se não possuir nenhum dos perfis indicados na janela abaixo, clique em "anônimo" e deixe seu recado!