Couvert Mardegan 02, a photo by jcoarq on Flickr.
Como meu marido posta as imagens, já que ele fotografa os pratos, o batismo do prato anda saindo por conta dele. Eventualmente tenho que alterar o nome de batismo já que nomes não são o forte do maridão. Mas tá bom, afinal as fotos são lindas.
Mas nesse caso ele acertou a mão. Esse realmente é um couvert que sempre tem aqui em casa. A famosa bruschetta, ou como diria um livro de culinária italiana* que tenho, o "prato dos pobres" aparece aqui em casa com variações um tanto quanto inusitadas, mas bem saborosas! Já quis até montar uma bruschetteria!
No livro fica claro que o segredo para uma boa bruschetta, já que os ingredientes são simples, é a precisão na execução. Acrescento a isso a qualidade dos ingredientes.
A receita original (pelo menos a que o livro apresenta como original) leva 400 grs de tomates cortados em quadradinhos bem pequenos, 2 colheres de sopa de azeite extra virgem, 4 fatias de pão torrado, 1 dente de alho grande e sal a gosto.
Pede-se que os tomates sejam cortados e temperados com sal e pimenta e que sejam deixados para descansar por uns 15 minutos a fim de que o tomate solte parte de seu suco (este suco será posteriormente usado para regar as bruschettas finalizadas).
Sobre as fatias de pão torrados (sugere-se até que que o pão esteja ligeiramente queimado para acentuar o sabor), esfregue o dente de alho (ainda com casca) em um dos lados do pão. Cubra este lado com os tomates e regue com o suco dos tomates.
Gosto de variações dessa receita em que coloco os tomates sobre um pão ainda sem torrar e coloco tudo no forno junto para que o tomate desidrate e molhe o pão, juntamente com o processo de torra do pão.
Além dessa variação, que eu acredito que dê uma facilitada quando estamos recebendo em casa e queremos dar uma agilizada no feitio das comidinhas, podemos simplesmente acrescentar parmesão e manjericão.
Mas não fique só nessa variação. Misturas de queijos, como gorgonzola, gouda e brie, entre outros, além de cogumelos e embutidos, deixam o prato pra lá de sofisticado e nada a ver com o tal "prato dos pobres".
Ficam ótimas também com aquele molho de tomates caseiro que já mostrei aqui no blog.
Além de serem deliciosas entradas você pode criar a sua preferida.
*Cozinha Italiana: Uma versão saudável da culinária tradicional em mais de 80 receitas deliciosas.
Autora: Marina Filippelli; Editora: Marco Zero
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário! Se não possuir nenhum dos perfis indicados na janela abaixo, clique em "anônimo" e deixe seu recado!