Se tem alguém que acha tudo que a gente faz gostoso, esse alguém é minha sobrinha Malu. Amo essa menina, aliás, todos meus sobrinhos. Mas essa palha italiana fiz especialmente para ela.
Na verdade, sempre ouvi minha mãe falar desse doce mas não o conhecia com esse nome. Comi pela primeira vez na minha sogra e ela o chamava de Preto de Alma Branca.
Aí, resolvi procurar saber qual o nome verdadeiro do doce e percebi que, alguns livros, por sinal paulistas (não sei se isso tem alguma coisa a ver) dão o nome ao doce de palha italiana e outros livros mineiros, de Preto de Alma Branca.
Enfim, o que interessa é que a Malu adorou e que com qualquer nome, esse doce cai bem. Afinal ele leva os ingredientes básicos de um brigadeiro e dessa forma, não tem erro.
Os ingredientes são:
1 colher de sopa de manteiga ou margarina;
1 xícara de chocolate em pó;
1 lata de leite condensado;
3 colheres de sopa de mel;
200 grs de bolacha maisena.
Para o preparo, basta levar ao fogo todos os ingredientes exceto a bolacha e ir mexendo até virar um brigadeiro mais mole.
Separadamente, quebre as bolachas em quatro partes e reserve.
Ao fim do brigadeiro, jogue as bolacha quebradas, dê uma última mexida e desligue o fogo.
Despeje a mistura em um pirex untado e leve à geladeira para que fique firme.
Depois de frio, corte em pedaços iguais e passe-os em açúcar de confeiteiro para servir.
Um clássico da minha infância. O da minha mãe com sabor de chocolate mais acentuado, o da Tia Virgínia com reforço no mel. Adorava todos! Lembra domingo na casa da minha avó, tardes felizes na Fazenda Cortado, primos correndo pra todo lado... Desejo o mesmo para a Malu!
ResponderExcluirQueridos, recordar e viver.... Amo este doce .... Amo vc Aninha....Amo vc Juliano......Parabens....bjssss
ResponderExcluirqueridos,amo vcs. Espero que a memória gustativa de vcs só guarde recordações dos pratos que acertamos... Àcho uma delícia cozinhar pra vcs,pq como apreciam tudo que faço ,vivem massageando meu ego...mil beijos.
ResponderExcluirLu...realmente esse doce é delicioso. Já havia comido em ocasiões passadas, porém a verdadeira Palha Italiana pude saborea-la em um dia de natal preparada pelo Juliano. Compartilhe essa lembrança gostosa que eu guardo com carinho.
ResponderExcluirBjos