Não me lembro bem quando foi a última vez que fiz este pescado, mas sei que na panela de barro tudo fica muuuuito bom. Façam um franguinho com batatas e vocês me darão razão. Um dia posto fotos do tal frango.
Nas primeiras utilizações a panela de barro solta um gosto forte, que com a utilização frequente vai sumindo. Antes de utilizá-la, aconcelha-se queimar um óleo de cozinha nela, para impermeabilizá-la. Eu, coloquei minha panela de molho e descartei a água por várias vezes, antes de queimar o tal óleo.
Este pescado, fiz numa panela que ganhei de um casal - clientes e amigos - que me trouxeram de Ouro Preto, mas tenho outra que ganhei da minha mãe e que veio sabe-se lá de onde. Acredito que o ideal é sempre ter pelo menos duas, para que se possa fazer um pirão e o peixe ou a carne de sua preferência e seu acompanhamento, mesmo porque a panela média não cabe muitos pedaços de frango, por exemplo, e você não poderá receber ninguém para comer com você.
Este pescado não tem segredos, é aquele típico em que se coloca camadas de tomate, cebola e pimentão, em rodelas, intercalando com postas ou filés de peixe. Não é necessário colocar água, somente temperos.
Para quem gosta, pode-se fritar, previamente, um pouco de cebola, em cubinhos, em duas colheres de sopa de azeite de dende.
A panela de barro demora um pouco para esquentar, já que suas paredes são espessas, mas quando quente mantém o calor por muito mais tempo que as panelas convencionais.
Quando estiver quase pronto aqueça uma frigideira com azeite e frite um pouco de camarão. Jogue os camarões sobre a peixada e deixe cozinhar por mais alguns minutos. Não gosto de cozinhar os camarões pois eles tendem a reduzir de tamanho.
Quando for servir, certifique-se de que a mesa foi bem protegida para que não a estrague, pois a panela fica realmente quente. Pode acreditar, que já estraguei uma toalha da minha mãe com uma panela dessas.
Para acompanhar este prato simples acredito que uma boa caipirinha ou um vinho branco caem muito bem. Neste dia, em especial, bebemos um vinho frisante bem refrescante que adquirimos no meu casamento - Miolo Terranova blanc de blancs - e que nos troxe ótimas recordações.
Depois de muitas sugestões para que eu montasse esse blog, e pedidos de receitas diversas, cada vez que eu recebia alguém em casa, resolvi criar um canal entre eu e algumas pessoas que, assim como eu, apreciam um bom rabo de fogão. Ou até mesmo cativar aquelas pessoas que mesmo não sabendo cozinhar ou não se interessando pelo assunto, irão ler este blog. Espero aqui, mostrar não só, os pratos que sairam a contento, mas também minhas dúvidas e sugestões aos amigos amantes da cozinha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário! Se não possuir nenhum dos perfis indicados na janela abaixo, clique em "anônimo" e deixe seu recado!