Frozen de iogurte com morango, a photo by jcoarq on Flickr.
Hummm! Esta é uma sobremesa rápida, leve e refrescante, que fiz com morangos, mas que pode ser feita com várias outras frutas.
Como tenho uma pessoa viciada em sorvetes em casa, esta foi uma opção mais saudável.
Bati, com um mixer, 1 copinho de iogurte natural, uns seis morangos, açúcar refinado e açúcar mascavo (a gosto, mas talvez desnecessário, pois também escurece a receita...) e levei ao freezer. Deixei endurecer por pelo menos uma hora. Antes de servir, ralei raspas de chocolate meio amargo e joguei por cima.
Não falei que era fácil?! Então é só fazer e se refrescar nesse calor.
Ah! Caso queiram ver mais fotos dos pratos que faço, deêm uma passada pelo flicker do Ju: http://www.flickr.com/photos/15303769@N04/
Creme de abóbora, a photo by jcoarq on Flickr.
Receita saindo do forno, ou melhor, da panela!!!
Como hoje é domingo e amanhã madrugamos, aqui em casa, resolvi fazer um caldo de abóbora, para finalizarmos o dia com uma refeição mais leve.
Ai, me lembrei do quão duro é tirar a casca de uma abóbora e aceitei a sugestão de meu marido de colocar a abóbora no microondas. Já havíamos visto várias pessoas fazerem isso. E não é que funciona!
Para meia abóbora, cabotiá ou japonesa , deixei cerca de cerca de oito minutos. Aí sim, consegui descascar e cortar em pedaços menores com muuuuito mais facilidade.
Feito isso, coloquei a abóbora picada em uma panela, juntamente com um dente de alho inteiro e a parte verde de um alho poró picado em pedaços grandes.
Deixei que a abóbora cozinhasse por cerca de 20 minutos. Retirei a panela do fogo, triturei, com a ajuda de um mixer, todos os ingredientes e reservei.
Em uma nova panela, frite bacon. Quando estiver bem frito, junte uma colher de sopa de manteiga, uma cebola e um dente de alho picados. Acrescente o caldo de abóbora, um caldo em tablete (eu colquei de bacon com louro, mas pode ser de carne) e duas pimentas de bode picadas (sem semente), deixando cozinhar por mais uns minutos. Coloque sal, pimenta do reino moída na hora e prontinho.
Desligue o fogo e acrescente um creme de leite de caixinha. Servi, com queijo parmesão e cebolinha. E para acompanhamento uma crostata de lemon pepper.
Esta é uma receita muito fácil e que apesar de ser leve dá uma ótima sensação de saciedade.
Truta com legures no "El Viejo Almacén", a photo by jcoarq on Flickr.
Nossa viagem à Argentina foi inesquecível e recheada de momentos muito saborosos, como este aí.
Pela manhã, enquanto tomávamos nosso café, no chamoso hotel Vista Sol, encontramos um casal de brasileiros que já havia assistido a, praticamente, todos os shows de tango de Buenos Aires. O casal nos contou que estavam frustrados com a qualidade do tango mostrado nesses shows, já que a maioria, demostrava uma pirotecnia desnecessária.
Neste momento, indicaram, o que para eles, seria o melhor show de Buenos Aires, e que mostrava de uma forma mais intimista, o verdadeiro tango portenho.
O local se chamava El Viejo Almacen.
Iniciamos a noite com este delicioso jantar. O pacote para o show não é baratíssimo, mas inclui entrada, prato principal, sobremesa e bebidas (inclusive vinho), além é claro do show de tango regado a uma taça de champagne.
Vale a pena conferir. Local agradável, comida ótima e show muito legal.
El palácio de las papas fritas, a photo by jcoarq on Flickr.
Este foi mais um prato degustado no Palácio de las papas fritas. Um enformado de batatas e um bife ao molho. Era muito saboroso, mas escrevo para deixar claro que da última vez que fui lá (final de julho de 2011) achei bem frustrante, e já que tinha escrito para todos visitarem o lugar, achei por bem, fazer esta ressalva.
Tinha uma imagem do lugar, do atendimento e da comida que não conincidiu com esta última visita. Apesar da comida estar boa, digo boa e não ótima, o atendimento foi muito ruim. Além disso, o vinho que, praticamente nos foi imposto pelo garçon, não estava a contento e o bife de chorizo não estava dos melhores. Mas o que realmente deixou a desejar foi o atendimento.
Acho que ainda vale a pena ir lá, mas fiquem espertos com os garçons.
Bananinha assada com salada de repolho roxo, a photo by jcoarq on Flickr.
Gente, queria ter postado essa receita antes para que todos pudessem tentar fazê-la no fim de semana, mas não deu tempo. Mesmo assim, lá vai.
Esta salada é muito saborosa e do tipo de salada que dá para comer só ela, e basta. Ela satisfaz, é uma delícia e leva um ingrediente bem inusitado: macarrão instantâneo cru! Pasmem, é isso mesmo, miojo. Dá pra comer uma travessa de tão gostosa além do fato de render bastante.
Junto dela comemos uma bananinha grelhada. A bananinha não é uma parte da vaca que se faz e chama amigos para degustar com você, porque ela tem muitas fibras. Apesar disso, é uma carne muito saborosa, já que fica envolvida por diversas bolsas de gordura.
Seguindo sugestões de nosso querido amigo, prá lá de divertido, Moretti, acompanhamos a refeição tomando uma 'Cuba Libre', que acho que nem combinava muito, mas deu vontade e foi ótimo.
Bem vamos deixar a conversa de lado e ver a receita da salada:
1/2 repolho roxo fatiado bem fininho (uso aquele utensílio que se chama Super Slicer e que é super prático);
7 a 8 ramos de cebolinha picada;
3/4 de xícara de salsinha picada;
Na frigideira, colocar uma colher de sopa de manteiga;
1/2 xícara de chá de gergelin cru;
3/4 de xícara de chá de amêndoas em lascas (quando não tiverem amêndoas, substitua por castanha de caju, que também fica legal);
Para temperar, junte em um recipiente os seguintes ingredientes:
1/2 xícara de cha de azeite;
1/3 de xícara de chá de açúcar;
1/2 xícara de chá de óleo de milho;
1/3 de xícara de chá de vinagre de arroz;
1 colher de café de pimenta do reino moída;
2 colheres de chá de realçador de sabor;
2 colheres de chá de sal;
Misture tudo e jogue por cima do repolho e dos outros ingredientes. Junte a isso, 1 pacote de macarrão instantâneo cru, previamente quebrado. Aqui ,você pode apertá-lo bem dentro do pacotinho mesmo, até sentir que os pedaços estejam menores. Veja bem, não é uma farinha de miojo, e sim pedacinhos pequenos.
Mexa tudo e sirva.
Essa receita foi trazida do Paraná pela minha irmã. Beijos a ela e a nossa querida Mariana.
Pessoal, façam e vocês não vão se arrepender.