Frango com pequi, a photo by jcoarq on Flickr.
Embora possa ser encontrado em todo o cerrado brasileiro, e de ser muito utilizado na culinária mineira, o pequi, sempre foi considerado um fruto típicamente Goiano. Na verdade, eu não entendo o porquê disso, mas a verdade é essa.
Eu, como boa mineira, amo pequi, seja no arroz, no frango e demais variações.
Como sabemos, o pequi tem um interior espinhento e para facilitar a vida, comprei um vidro de pequi cortado em lascas para este fazer este prato. Apesar de muitas vezes utilizar o pequi inteiro, descascado.
Para agregar mais sabor, preparei a receita em uma panela de barro.
Na penela de barro untada e quente, doure aproximadamente uma colher de sopa de açúcar, até o caramelo quase queimar. Junte pedaços de coxa e sobrecoxa, limpos e sem pele, a este açúcar queimado e frite até que estejam bem dourados. O caramelo ajuda a corar o frango e dá um dourado especial.
Acrescente cebolas cortadas em rodelas e continue fritando.
Ao frango, já frito, adicione uns três copos de água e batatas pequenas, descascadas, inteiras.
Coloque os temperos: louro, sal, pimentas, de bode e do reino e misture bem. Algumas vezes, acrescento curry e fica delicioso.
Além das cebolas em rodelas, colocadas para fritar junto com o frango, adicione também cebola pequenas inteiras descascadas. Estas cebolas ficam maravilhosas, pois cozidas, perdem sua acidez e se tornam ótimos acompanhamentos.
Deixe cozinhar até engrossar o galdo e acrescente os pequis, deixando-os que cozinhem por mais alguns minutos. Desligue o fogo e jogue por cima uma farta porção de salsa e cebolinha.
É importante lembrar que o pequi em lasca deve ser colocado próximo do fim da receita, pois eles desmancham e desta forma ficamos apenas com o sabor. Durante o processo de cozimento do frango, enquanto deixamos o molho engrossar, gosto de deixar a panela de barro tampada.
Uma couve cortada bem fininha temperada com cebola em rodelas finas, limão, sal e pimenta, um arroz branquinho e uma boa farofa de manteiga, cebola e farinha de mandioca, são ótimos acomapanhamentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário! Se não possuir nenhum dos perfis indicados na janela abaixo, clique em "anônimo" e deixe seu recado!