domingo, 10 de março de 2013

Strogonoff de frango

Strogonoff de frango by jcoarq
Strogonoff de frango, a photo by jcoarq on Flickr.

Pode parecer uma receita ingênua, mas Strogonoff de frango é um banquete para meu marido. Desde que namoramos prestigiamos o strogonoff da minha sogra e quando me casei tive de, rapidamente, preparar um.

Pensando nisso, não tem como não lembrar de uma das histórias de um amigo do meu tio - o famoso Preto, hoje já falecido - sobre este delicioso prato.

Preto conhecia uma moça, que ao se casar, teve que se mudar com o marido para a "roça". Em seu primeiro dia de casada a prova estava lançada: deveria surgir até o meio dia um belo almoço que alimentaria seu esfomeado marido no retorno da "lida".

Foi então que resolveu preparar um belo strogonoff. Ao retorno do marido, de suas funções na fazenda, a pobre foi praticamente agredida pelo marido burucutu, que alegava estar diante de comida para "marica" e que aquilo não era comida para "Homem".

Preto ainda conta que, no mesmo dia a moça foi devolvida à sua família dada sua incapacidade em alimentar bem, seu marido.

Truculências a parte, aqui em casa posso fazer que vou  até ser elogiada, ufa! Então vamos a receita.
Para o preparo, devemos limpar 1 Kg de filé de frango, retirando todas as gordurinhas. Pique em cubos de aproximadamente 3 cm. Tempere os cubos com sal, pimenta e folhas de louro, reservando na geladeira.Separadamente pique em cubos pequeninos uma cebola bem grande e dois tomates inteiros.

Aqueça uma panela, coloque um fio de óleo e frite os cubos de carne. Quando estiverem bem dourados, acrescente a cebola até que esta murche. Adicione os tomates e deixe que derretam. Acrescente um sachê ou uma latinha de molho pronto de tomate de sua preferência, umas três ou quatro colheres de sopa de ketchup e duas de mostarda. Mexa e deixe ferver.

Adicione agora água (como gostamos de muito molho costumo adicionar quase um litro), uma colher de sopa de molho inglês e uma folha de louro.

Fatie um pouco de champignons tipo paris (se forem frescos, passe-os primeiramente na frigideira com um pouco de mateiga) e junte ao strogonoff deixando que cozinhe um pouco e depois desligue o fogo.

Acrescente uma lata de creme de leite e mexa até que o molho encorpore todo o creme de leite e fique uniforme.

Pela imagem vocês podem verificar que servi o strogonoff empratadinho, mas se preferir coloque-o em uma travessa acompanhado de arroz branco soltinho e batatinhas fritas tipo palha. Aí é só rezar para não ser deportada para casa de sua mãe! heheh

2 comentários:

  1. que história mais triste!!! Comecei a ler e pensei: o cara vai chegar e estranhar o prato, mas vai experimentar e mudar de ideia e seriam felizes para sempre!!! Mas, esta é a vida como ela é, né?

    Quanto ao prato, uma beleza! Qualquer dia tento fazer - mesmo que não tenha uma esposa para agradar, mas já vou treinando, rs.

    ResponderExcluir
  2. Eu não deporto de jeito nenhum... rsrs!

    Stro[n]g
    On
    Off

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário! Se não possuir nenhum dos perfis indicados na janela abaixo, clique em "anônimo" e deixe seu recado!