terça-feira, 31 de julho de 2012

Massa fresca caseira

Massa fresca (4) by jcoarq
Massa fresca (4), a photo by jcoarq on Flickr.
Com aquela vontade de comer uma comidinha caseira depois de uma longa viagem, almoçamos com meus avós em Americana. Uma comida sem igual, com o autêntico tempero de Dona Joana. De quebra, ganhei minha tão sonhada máquina de cortar macarrão que foi usada por minha avó e minha bisa.
Massa fresca (2)
Massa fresca (2), a photo by jcoarq on Flickr.
Chegando em casa, estava louca para usá-la e neste fim de semana já estreei o presente. A receita é simples e não faz bagunça: para cada 100 grs. de farinha de trigo, coloca-se 1 ovo, e só! Muito simples né?! Quem preferir, pode ainda acrescentar um fio de azeite. Coloque a farinha em um recipiente, faça um furinho no meio e vá quebrando os ovos. Aos poucos, vá mexendo e incorporando toda a farinha. Sove bem a massa até ficar lisa e homogênea, formando uma bola. Embale em plástico filme e deixe descansar na geladeira por pelo menos 20 minutos. A massa fica durinha, mas como já disse, se quiser pode colocar um pouquinho azeite.
Massa fresca (0)
Massa fresca (0), a photo by jcoarq on Flickr. 
Retire a massa da geladeira, separe-a em três pedaços para facilitar sua abertura. Com a ajuda de um rolo de macarrão ou uma garrafa enfarinhada, abra a massa e passe-a algumas vezes no cilindro liso. Com a massa esticadinha e da espessura que você deseja, passe-a agora pelo cilindro que contém a ranhura desejada. E pronto! Você pode deixar a massa secando sobre uma superfície ou se preferir em um varal adequado (a massa quebra um pouco quando é retirada do varal, portanto uma haste mais grossa, do diâmetro de um cabo de vassoura, ajuda a manter o macarrão inteiro). Agora, se preferir, pode usar a massa fresca mesmo, o que é muito mais gostoso. Então, é só cozinhar a massa – que leva menos tempo que a massa comum – e usar o molho de sua preferência.
Yakissoba 01
Yakissoba 01, a photo by jcoarq on Flickr.
A mesma massa poder fazer pastéis, lasanhas, raviólis entre diversos outros pratos, como o que vocês podem ver aí em cima. Presenteei minha mãe com a massa feita no fim de semana e espero que ela tenha podido relembrar pelo menos um pouquinho de sua infância, porém, o grande agradecimento vai para os meus queridos avós, que apesar de distantes vivem comigo onde quer que eu vá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário! Se não possuir nenhum dos perfis indicados na janela abaixo, clique em "anônimo" e deixe seu recado!